NATAL: ALCEU E MONOBLOCO NA CARNAVAL 2016?


21130Em razão do sucesso do Carnaval Multicultural neste ano, a Prefeitura do Natal está sendo demandada a promover em 2016 um evento de padrão semelhante ou ainda melhor. Por isso, o planejamento da festa já começou, inclusive por proposta dos próprios artistas. 

Alguns estão fazendo contato e demonstrando interesse em participar dos festejos de Momo na cidade. Dois deles já confirmaram sua presença durante encontro nesta segunda-feira (13) com o prefeito Carlos Eduardo e o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, no Rio de Janeiro: o cantor Alceu Valença e a banda Monobloco.

Tanto Alceu Valença quanto Monobloco se dispuseram a reeditar suas participações recentes no Carnaval – o cantor e compositor pernambucano animou os natalenses em 2013 e a banda carioca sacudiu o polo multicultural de Ponta Negra no domingo carnavalesco deste ano.

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), vem recebendo contatos prévios de artistas e de seus representantes que manifestam a intenção de se apresentar no Carnaval de Natal. Eles explicam que fecham contratos para se apresentar em diversas regiões do país durante o período carnavalesco e normalmente fecham sua agendas com antecedência.

O prefeito Carlos Eduardo destaca a importância de investir no Carnaval. “Além de ser a maior festa popular do país, o Carnaval é um
evento que vinha sendo pedido pelos natalenses e até pelos turistas que nos visitam e que querem uma programação que complemente seus passeios por nossas praias e belezas naturais”, explica.

O investimento no Carnaval, continua o prefeito, também se traduz em dividendos para a cidade, por movimentar a chamada economia criativa e gerar divisas para o Município. “Tivemos este ano uma boa mostra do efeito benéfico do Carnaval para a economia de Natal”, lembra Carlos Eduardo, numa referência aos números gerados pelo evento em fevereiro passado.

Esses números foram revelados em levantamento produzido pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPDC), entidade ligada a Federação de Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomercio-RN), junto a turistas que brincaram o Carnaval passado em Natal. De acordo com a pesquisa, mais de R$ 54 milhões circularam na cidade durante o evento. A rede hoteleira da cidade ficou 100% ocupada durante o reinado de Momo.

A pesquisa IPDC/Fecomercio entrevistou 600 pessoas e mostrou também que os foliões aprovaram o Carnaval da capital potiguar, dando uma nota de 8,1 para a festa. Outro dado expressivo detectado no estudo foi que 87,% dos entrevistados recomendariam o Carnaval Multicultural de Natal a seus amigos e familiares.




Comentários