NAVE RUSSA SE DESINTEGROU

O cargueiro espacial russo não tripulado  se desintegrou por completo na atmosfera terrestre sobre o oceano Pacífico na madrugada desta sexta-feira (8), uma semana após os operadores russos perderem o controle da nave.
“A nave Progress M-27M deixou de existir às 05h04 de Moscou (23h04 Brasília de quinta) de 8 de maio de 2015. Sua entrada na atmosfera ocorreu sobre a parte central do oceano Pacífico”, revelou a Roskosmos em um comunicado.
Existia uma possibilidade da nave se desintegrar sobre a região populosa do planeta, próximo ao Equador, onde seus fragmentos poderiam causar estragos. Em seguida, uma possível queda de algum objeto no Brasil foi descartada.
Em 28 de abril, algumas horas depois do lançamento da Progress M-27, que seria acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS), a nave de transporte de material e mantimentos deixou de responder aos engenheiros russos e começou a ter reações incontroláveis.
A agência russa ainda tentou fazer uma manobra para o pouso seguro da nave, o que não foi possível. A perda da nave de carga vai custar cerca de 500 milhões de euros, mas não põe em risco a tripulação da ISS, que tem reservas para vários meses. Uma nave de abastecimento Dragon, da empresa norte-americana SpaceX, deve chegar à ISS a partir de 19 de junho, levando mantimentos e outros materiais necessários para a vida no .
- See more at: http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2015/05/08/nave-russa-sem-rumo-se-desintegrou-na-atmosfera-sobre-o-pacifico/#sthash.E4EDOhLT.dpuf

Comentários