ALECRIM CEM ANOS

Por Ayrton Freire
Alecrim é o terceiro maior vencedor do Campeonato Potiguar (Foto: Wellington Rocha)
Alecrim é o terceiro maior vencedor do Campeonato Potiguar (Foto: Wellington Rocha)
O Alecrim está completando 100 anos neste sábado (15). Fundado em agosto de 1915, o alviverde surgiu com o objetivo principal de ajudar as crianças pobres do bairro que lhe deu origem.
Café Filho, que se tornaria presidente da República em 1944, foi um dos jovens que esteve na casa do coronel Solon Andrade para fundar o clube. Até hoje, o Alecrim é a única agremiação de futebol que contou com um presidente do Brasil como jogador.
Fundado em um dos bairros mais populares de Natal, o Alecrim sofreu com o preconceito. Enquanto os jogadores de ABC e América faziam parte da elite da cidade, negros e descendentes de índios atuavam no Verdão, que por este motivo era visto com preconceito na época.
A aceitação do Alecrim no futebol potiguar só aconteceu em 1924. Até aquele ano, a equipe fazia apenas partidas amistosas. Um ano depois, o time verde já conquistava o campeonato estadual.
Em 1963 e 1964, o Verdão conquistou seu primeiro bicampeonato potiguar. Quatro anos depois, no ano em que o Periquito venceu mais um estadual, a equipe contou com um dos maiores craques do futebol brasileiro, Garrincha, em um amistoso.
O Alecrim foi novamente bicampeão do estado em 1985 e 1986. Desde então, o clube já vive um jejum de 29 anos sem nenhuma conquista. Fato lamentado pelo presidente Washington Fernandes: “com a falta de títulos, até a própria torcida se afasta”.
Neste sábado, dia do centenário esmeraldino, os dirigentes se encontram com torcedores em frente ao tradicional “Relógio do Alecrim” para a realização de ações sociais e panfletagem e haverá uma missa em ação de graças na igreja de São Sebastião. Além disso, um livro contando grandes momentos da história do Periquito será lançado.

PORTAL NO AR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV