ROBINSON É FAVORÁVEL A RECRIAÇÃO DA CPMF

Convidado de última hora para um encontro com a presidente Dilma Rousseff em Fortaleza – aliás, não só ele mas todos os governadores do Nordeste foram convidados de última hora – o governador Robinson Faria se manifestou favoravelmente à recriação da CPMF, o Imposto do Cheque, que o Governo Federal pretende trazer de volta sob o nome de Contribuição Interfederativa da Saúde (CIS).

Já declararam apoio à proposta Camilo Santana (PT-CE), Rui Costa (PT-BA), Ricardo Coutinho (PSB-PB), Robinson Faria (PSD-RN) e Flávio Dino (PC do B-MA) –este último, com ressalvas.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, Robinson defende a proposta apresentada pelo deputado federal Júlio Cesar (PSD-PI), que divide a arrecadação entre União, Estados e municípios e isenta parte das movimentações financeiras. “A criação de uma contribuição social, que nesse contexto recomponha ao Estado algum protagonismo como possuía anterior à crise externa, é benéfica para o reerguimento da atividade econômica”, afirmou o governador potiguar.

Os governadores de Alagoas, Renan Filho (PMDB), e de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), preferiram aguardar o que Dilma tinha pra dizer.

Ainda segundo a Folha, Apenas Paulo Câmara (PSB-PE) e Wellington Dias (PT-PI) afirmam ser contrários à recriação do tributo. Mesmo assim, Câmara também diz que quer ouvir a presidente.

Em dezembro, os governadores eleitos da região defenderam a implantação de “novas fontes” para financiar a saúde pública, mas eles se dividiam sobre a recriação do imposto: eram quatro favoráveis, quatro contrários e um não se posicionou.




Comentários