NATAL: DECORAÇÃO NATALINA

Com o final do ano chegando, as ruas da capital potiguar já começam a ganhar a "cara" do Natal. Através da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), a Prefeitura de Natal deu início à instalação da decoração natalina na cidade, que este ano ficará exposta durante um período maior. O custo total será de R$ 4,2 milhões.
Adriano Abreu
Funcionários da Semsur começaram a posicionar a decoração em algumas das principais avenidas de NatalFuncionários da Semsur começaram a posicionar a decoração em algumas das principais avenidas de Natal

Segundo Antônio Fernandes de Carvalho Júnior, titular da Semsur, o investimento em iluminação natalina para 2015 deve atender todas as regiões de Natal. 

"Em maio nós definimos através de um concurso público o projeto 'Guiados pela Estrela', o qual temos obrigação de seguir. Uma das diferenças é que no ano passado, Natal teve essa decoração por cerca de 40 dias. Esse ano serão pelo menos 60 dias, com um custo total menor", explicou o secretário, comparando os gastos com o período de 2014, quando foram investidos R$ 4 milhões para 40 dias de decoração.

Para viabilizar o projeto, a Prefeitura do Natal comprou novos equipamentos, mas também reutilizou a iluminação adquirida no ano passado para reduzir os custos. "Caso alguma alteração do projeto precise ser feita, vamos discutir com as arquitetas responsáveis uma solução, até para executarmos o projeto o mais perto possível do previsto", completou Antônio Fernandes de Carvalho Júnior.

O titular da Semsur contou ainda que, além dos principais corredores da cidade - como as avenidas Engenheiro Roberto Freire, Salgado Filho, Prudente de Morais e João Medeiros Filho -, outras regiões do município também receberão a decoração do período natalino. 

"Este ano algumas áreas das regiões Leste e Oeste também serão atentidas. Vamos expandir também a decoração naquelas áreas que já recebem todos os anos, como na Roberto Freire, que terá parte do calçadão decorado", disse Antônio Júnior.

Os recursos para a decoração natalina na capital potiguar já estavam previstos no orçamento anual da pasta. Na prática, segundo o secretário, não haverá aumento da tarifa de iluminação pública para a população. "Toda esse trabalho é feito conforme autorização da companhia energética, portanto, não há riscos de o consumidor pague a mais por isso", comentou o secretário da Semsur.

A instalação da iluminação está prevista para ser finalizada na segunda quinzena de novembro. A data do lançamento da decoração natalina deverá ser definida amanhã (14), durante o lançamento do Natal em Natal, no Parque da Cidade.

TRIBUNA DO NORTE

Comentários