PRIMEIRO EXAME DO PACIENTE SUSPEITO DE EBOLA DEU NEGATIVO

G1:
Deu negativo o resultado do primeiro exame para saber se um paciente isolado no Rio de Janeirotem ebola. A informação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi divulgada na noite desta quinta-feira (12), como mostrou o RJTV.
As análises serão repetidas em 48 horas. O acompanhamento é necessário e será repetido até que a suspeita de ebola esteja descartada.
Quadro estável
Mais cedo, Rodrigo Stabeli afirmou que o paciente tem quadro estável e sem febre desde a noite de quarta (11). Ele se alimentou normalmente e não precisou tomar antitérmicos, mas está recebendo hidratação intravenosa, pois apresentou uma leve desidratação.

O homem, que é brasileiro e tem 46 anos, segundo a Força Aérea Brasileira, que fez o transporte para o Rio, está recebendo medicamentos para prevenção de malária, que tem os mesmos sintomas do ebola. Ele teve diarreia pela manhã, mas segundo Stabeli, isso pode ter sido causado pelo estresse da situação.
Avião da FAB foi adaptado para o transporte do paciente com suspeita de ter ebola (Foto: Reprodução / FAB TV)
Avião da FAB foi adaptado para o transporte do
paciente (Foto: Reprodução / FAB TV)
"Ele não apresenta piora, está lúcido, afebril, se alimentou e apenas recebe hidratação intravenosa porque chegou aqui desidratado. Recebe um tratamento profilático de malária que ele já estava recebendo, esse tratamento não dá reações no paciente. Vamos continuar com o tratamento até o fim para descartar a infecção de malária. Temos um período de 21 dias que podemos ter alguma manifestação do vírus. Então não descartamos a infecção por ebola. A única alteração que tivemos desde que chegou foi um episódio de diarreia" disse Rodrigo Stabeli.
O paciente está em isolamento no Hospital Evandro Chagas, que fica na Fiocruz, em Manguinhos, no Subúrbio do Rio. Ele é acompanhado por um médico, um enfermeiro e um agente de desinfecção, que cuida da limpeza da área de isolamento onde está o paciente. Segundo os médicos, ele está "calmo" e sabe que estão investigando ebola, segundo Stabeli.
ebola jornal hoje (Foto: Tv Globo)Paciente é isolado (Foto: RepoduçãoGlobo)
Viagem da Guiné
O homem suspeito de ter contraído a doença chegou a Belo Horizonte na sexta-feira (6), vindo da Guiné, na África, país que tem surto de ebola. No domingo (8), ele começou a apresentar febre alta, dores musculares e dor de cabeça.

Na terça-feira (10), ele foi diagnosticado com suspeita de infecção por ebola. Ele começou a receber atendimento no Pronto Atendimento da Pampulha, em Belo Horizonte.

Comentários