NATAL: A NOVA AV. ROBERTO FREIRE

Destaque no Novo Jornal deste domingo:
Após várias modificações no projeto original, a reestruturação da Avenida Engenheiro Roberto Freire, uma das vias de maior movimento em Natal, deve ser iniciada a partir do segundo semestre do ano que vem. Mesmo assim, ainda não é possível precisar uma data em que as obras começarão, uma vez que o projeto depende de um parecer dos órgãos ambientais responsáveis para ser levado adiante.

No entanto, os recursos que permitem a reformulação da avenida já estão assegurados. 

Pelo menos é o que garante a Secretaria de Infraestrutura do Rio Grande do Norte (SIN), que concebeu a nova proposta em parceria com membros da sociedade civil, como associações de ciclistas, ambientalistas e comerciantes da região, além de representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana da capital. Ao todo, a reestruturação deve custar em torno de R$ 220 milhões ao governo estadual.

O início das obras já havia sido adiado anteriormente, ainda durante a gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini, por conter diversos pontos polêmicos como a transformação da Roberto Freire em uma rodovia expressa, de tráfego rápido, e a falta de preocupação ambiental ao requerer o desmatamento de 45 mil metros (o equivalente a 11 campos de futebol) de vegetação pertencente ao Parque das Dunas, para que fossem construídas pistas de rolamento para os veículos nos dois sentidos da via.

Se tudo ocorrer como espera a SIN, porém, a “nova Engenheiro Roberto Freire” deve ser entregue à população em meados de 2018, após dois anos em obras. Segundo explica o secretário de infraestrutura do Estado, Jader Torres, foi preciso idealizar um outro modelo, diferente do proposto no início, para que todas as adequações fossem incluídas.


Comentários