RN: CENÁRIO POLÍTICO NO SERIDÓ

No Seridó, apesar de articulações para o pleito deste ano estarem ocorrendo, existem muitas indefinições nos sistemas políticos dos principais municípios da região. Em Caicó, Currais Novos, Acari e Parelhas, os grupos de oposição ainda não entraram em consenso sobre os nomes que enfrentarão os candidatos dos respectivos sistemas governistas.
Caicó
Maior colégio eleitoral seridoense, Caicó tem como candidato natural à reeleição o prefeito Roberto Germano (PMDB), que enfrenta desgaste de popularidade, devido às dificuldades pelas quais passam sua administração. O gestor deverá contar com os apoios dos deputados estaduais Álvaro Dias (PMDB) e Nélter Queiroz (PMDB), como também com o reforço das lideranças peemedebistas em âmbito estadual.
A oposição tem pelo menos três pré-candidatos: o deputado estadual Vivaldo Costa (PROS), o ex-prefeito Bibi Costa (PSB) e o vereador Nidson Dantas (PROS). Líder do grupo oposicionista, Vivaldo disse que será candidato se for o nome para unir o sistema, mas admitiu que poderá abdicar da candidatura se houver outro que seja capaz de proporcionar o consenso.
Corre por fora, em projeto independente, a fisioterapeuta Franciele Lopes (PPS), que ficou em segundo lugar na disputa de 2012, mas teve um desempenho abaixo do esperado na disputa de deputado estadual. Parte do grupo que a apoiou na eleição passada hoje sustenta a pré-candidatura do advogado João Braz (PCdoB), que pretende se consolidar na disputa como candidato dos insatisfeitos com os sistemas que polarizam a política caicoense.
Currais Novos
Carlson Gomes é principal nome da oposição em Currais Novos (Foto: Wellington Rocha)
Carlson Gomes é principal nome da oposição em Currais Novos (Foto: Wellington Rocha)
Em Currais Novos, a indefinição é total. Desgastado, o prefeito Vilton Cunha (PR) poderá não ser candidato à reeleição. O ex-prefeito José Lins (PMDB), mesmo com impedimentos judiciais, devido ao enquadramento na Lei da Ficha Limpa, que o tirou do último pleito, é visto como propenso candidato do sistema governista. O grupo de Lins segue alinhado com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB).
O nome da oposição é o do filho do ex-prefeito Geraldo Gomes (DEM), Carlson Gomes (DEM), que disputou uma cadeira na Assembleia durante o pleito de 2014. O democrata vem trabalhando a pré-candidatura desde o ano passado. É visto como o mais competitivo para encarar o sistema governista. A candidatura do herdeiro dos Gomes conta com as bênçãos do senador José Agripino Maia (DEM).
A terceira via em Currais Novos fica por conta do vereador Odon Júnior (PT), que foi candidato a deputado estadual e teve a maior votação no município para o cargo, desbancando Ezequiel e Carlson na disputa em nível municipal. Apesar de ter rompido com o prefeito, Odon evita fazer oposição de forma contundente. Nos bastidores, comenta-se que ele ainda aguarda as chances de contar com o apoio do atual prefeito.
Ao participar do Programa TV Cidade, da Sidys TV, apresentado pelo jornalista Ismael Medeiros, Odon evitou atribuir nota à administração de Cunha. Ele avaliou pontos positivos e negativos da administração, demonstrando uma postura de neutralidade. Contra o petista pesa o fato de sua sigla ter grande desgaste em todo o País, devido à má avaliação da presidente Dilma Rousseff e aos escândalos de corrupção que cercam a legenda.
Parelhas
Prefeito de Acari, Isaías é pré-candidato à reeleição (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
Prefeito de Acari, Isaías é pré-candidato à reeleição (Foto: Alberto Leandro/PortalNoar)
O município de Parelhas caminha para um momento de renovação. O prefeito Francisco do PT conduz o sistema governista para o processo de sucessão. O pré-candidato que conta com o apoio do gestor é o jovem Alexandre Petronilo (PMDB), filho do ex-prefeito Antônio Petronilo (PMDB). Alexandre é secretário de Trabalho, Habitação e Assistência Social da gestão petista. A vice deverá ser a secretária de Educação, Nazilda Tavares (PT).
Pela oposição, o nome de maior destaque é o do médico Tiago Almeida, que se filiou ao DEM com o crivo do senador José Agripino para disputar a Prefeitura. O grupo também conta com o apoio do deputado estadual Vivaldo Costa do PROS. Também médica, a vereadora Guia Dantas (PR), apesar de aliada do prefeito, é cotada para compor a chapa do Democratas no município.
Acari
A base governista de Acari começa o período pré-eleitoral em situação aparentemente confortável. Único pré-candidato declarado, o prefeito “profeta” Isaías Cabral (PMDB) segue pavimentando seu nome para disputar a reeleição. Enquanto isso, a oposição ainda não tem um nome certo. São cogitados para a disputa o presidente da Câmara, Leonardo Ferreira (PR), e o ex-prefeito Antônio Carlos (PR). Também é lembrado para o pleito o nome do jovem Alisson Fernandes.

PORTAL NO AR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV