escritório

escritório

domingo, 31 de julho de 2016

ROBINSON SOLICITA AJUDA DO EXÉRCITO

Solicitei apoio das tropas do Exército para se somarem às nossas destemidas polícias no trabalho para garantir a segurança da população. Desde ontem tenho mantido contato com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, com o ministro da Defesa, Raul Jungman e com a direção nacional da Polícia Federal. Aqui, todas as forças de segurança permanecem em total atenção para retomarmos a normalidade. Estou no aguardo da liberação das tropas pela presidência da República.

EMPRESA ALVES SUSPENDECIRCULAÇÃO



Segundo informações que chegaram a nossa redação agora  a pouco, a Empresa Alves suspendeu a circulação dos seus ônibus na nossa região neste domingo, temendo atos de vandalismo.


SILVÉRIO ALVES

CERRO CORÁ: POLÍTICA



"Rumo novo com a força do povo" é a segunda coligação oficializada para disputar as eleições municipais deste ano em Cerro Corá, em convenção ocorrida neste sábado (30). A vereadora Graça Oliveira (PSD) é candidata à prefeita, tendo no centro seu marido, ex-vereador Adevaldo Oliveira e a professora Joseni Araújo, mulher do candidato a vice, vereador Zeca Araújo (PSB), com o apoio de nove partidos.


CERRO CORÁ NES

RN: CARRO INCENDIADO


O Corpo de Bombeiros confirmou que um veículo abandonado foi incendiado na avenida 12, nas proximidades do hospital Giselda Trigueiro, no bairro das Quintas, na zona Oeste da capital.
De acordo com capitão Couceiro, uma carcaça de um veículo foi incendiada por marginais e uma equipe de combate a incêndio já debelou as chamas.

AGORA RN



NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Sindicato dos Rodoviários e os empresários do setor de transporte público da cidade de Natal, após reunião entre os mesmos na noite de ontem (30), decidiram paralisar suas atividades, tendo em vista os crimes cometidos contra os seus veículos e a onda de violência que está ocorrendo na capital potiguar.
Portanto, a partir deste domingo (31), não haverá ônibus nas ruas. Os coletivos somente voltarão à transportar os passageiros quando a Polícia Militar do RN tiver solucionado à questão da insegurança que está ocorrendo na capital do Estado.
Ressaltamos ao trabalhador potiguar, usuário do transporte coletivo, que não haverá coletivos nas ruas até que a segurança seja retomada. Aproveitamos a situação para solicitarmos à compreensão de todos os nossos passageiros e usuários do transporte coletivo em Natal e todo RN.

RN: 50 PESSOAS DETIDAS


A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) por meio das Polícias Militar e Civil detiveram, na noite deste sábado (30), mais seis suspeitos em envolvimento em atos de vandalismo relacionados a transportes e prédios públicos na Região Metropolitana de Natal e no interior. Com essas ações, sobe para 50 o número de suspeitos presos e apreendidos. A Polícia também apreendeu 30 coqueteis molotovs em uma casa abandona em Natal e três galões de combustíveis com os suspeitos. 

Em Parnamirim, durante patrulhamento em uma área conhecida por “beco do engole”, no Bairro de Monte castelo, três pessoas foram presas e identificadas como: João Paulo Tavares Nascimento, 20 anos, Rafael Marcelino de Brito, 22 anos e André de Assis Barroso, 20 anos. Com eles, a Polícia apreendeu dois galões contendo nove litros de combustíveis, faca, duas balanças de precisão, um revólver calibre 38 com sete munições, celulares e ainda duas placas de colete balístico, além de entorpecentes.

Ao perceber a presença dos policiais, os três homens tentaram esconder os objetos, mas foram detidos e conduzidos para plantão zona Sul para as autuações. Nos aparelhos celulares apreendidos havia informações sobre atentados a transportes públicos, o que evidência a participação dos infratores nos atos de violência dos últimos dias. A área onde o trio foi detido já é conhecida pela Polícia por ser um ponto de tráfico de drogas.

Em Patu, um trio foi preso por policiais militares e civis portando um reservatório de gasolina. Os infratores foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil para as devidas autuações.

Outros suspeitos, conduzidos para averiguação, foram detidos em Monte Alegre, Macaíba, Parnamirim, Parelhas, Santa Cruz e Natal. Com eles a PM apreendeu motos roubadas, arma e recipientes de combustíveis. Todos os detidos estão sendo apresentados à Polícia Civil que está realizando os procedimentos necessários para elucidar cada caso.

Até o momento 45 ocorrências foram registradas sendo 39 relacionadas a incêndios e tentativas de incêndios, quatro de disparos contra prédios públicos, uma envolvendo explosivos em agência bancária ou proximidades e uma depredação. Foram confirmadas ações criminosas em dezesseis cidades do estado: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibú, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Camara, Jardim de Piranhas e Assú.

PORTAL BO


FERNANDO PRASS FOI CORTADO


prassO goleiro Fernando Prass está fora dos Jogos Olímpicos Rio 2016 devido a uma lesão no cotovelo direito. Ontem (30), Prass se queixou de fortes no local, durante o aquecimento para o amistoso em que a seleção olímpica de futebol venceu o Japão por 2 a 0, em Goiânia.
Logo após a partida, ao lado do médico André Pedrinelli, o goleiro passou por exames em uma clínica goiana. Foi constatada uma lesão que o deixa sem condições de jogar na Olimpíada.
Com isso, o goleiro já embarca para São Paulo e não deve continuar com o restante da seleção brasileira, que chega este domingo a Brasília. O Brasil estreia na Olimpíada no dia 4 de agosto, às 16h, no Estádio Mané Garrincha, em uma partida contra a África do Sul.
Com 37 anos, Fernando Prass, que nunca havia vestido a camisa da Seleção Brasileira de Futebol, foi considerado o destaque entre os convocados para participar dos Jogos Olímpicos. Outro goleiro deve ser convocado para o seu lugar.

ROBSON PIRES

DISQUE DENÚNCIA


sábado, 30 de julho de 2016

NATAL: MAIS DOIS ÔNIBUS INCENDIADOS


Mais dois ônibus foram completamente incendiados por bandidos, na tarde deste sábado (30). O atentado aconteceu em um terminal da empresa Santa Maria, no bairro de Brasília Teimosa.
De acordo com testemunhas, dois homens em uma moto Traxx chegaram ao local e atearam foto nos ônibus.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e está no local contendo as chamas. A polícia também foi acionada e está em diligências para tentar encontrar os suspeitos.
PORTAL BO


NATAL: POLÍCIA PRENDE SUSPEITOS DE ATENTADOS

Por Redação
suspeitos ataques
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) já deteve treze pessoas suspeitas de envolvimento com as ocorrências envolvendo transportes públicos na Região Metropolitana de Natal.
Somente na madrugada deste sábado (30), as polícias Militar e Civil prenderam um adulto e apreenderam seis adolescentes portando recipientes de combustíveis, armas e veículos roubados.
Em Macaíba, o 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) prendeu em flagrante delito Gerson Gomes do Nascimento, de 18 anos, e apreendeu três adolescentes. As ações ocorreram durante a intensificação do patrulhamento em pontos estratégicos, após suspeita da atitude dos elementos.
Uma dupla foi detida na Avenida Moema Dantas, no Centro, e a outra no Bairro Recanto Verde. Com eles a PM recuperou duas motos roubadas, modelos Honda Broz Prata, de placas NDP 3087 e Honda Broz Vermelha, de placas LQR 9261, além de um galão (coquetel molotov) contendo gasolina aditivada.
A Polícia suspeita da relação do quarteto com os dois incêndios envolvendo veículos em Macaíba. “Após a prisão dos quatro, não tivemos mais ocorrências em Macaíba”, disse um policial militar do 11º BPM. Em Parnamirim, os policiais do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) realizavam patrulhamento em uma estrada carroçavel, entre a BR 304 e o Bairro Passagem de Areia, quando foram informados sobre um roubo a uma motocicleta nas proximidades. Um cerco foi realizado e dois adolescentes apreendidos portando uma arma de fogo calibre 12, municiada e uma garrafa pequena de queirosene.
Também em Parnamirirm, os policiais realizaram um cerco a um veículo modelo Fiat/ Siena de cor vemelha, que ahavia sido tomado de assalto. Ao constatar a presença policial, os elemento se evadiram. No interior do veículo foi encontrado uma mochila contendo uma garrafa de dois litros de gasolina, uma mangueira, um boné e uma camisa longa. “Esse grupo estava a caminho de cometer outro ataque, mas nossa ação conseguiu evitar”, disse o policial militar.
Na zona Leste de Natal, um outro adolescente foi detido pela Polícia Civil, no Beco do Releixo, nas Rocas, após ser reconhecido por testemunhas como sendo autor do atentado contra a base da Polícia Militar do bairro. Os outros suspeitos, conduzidos para averiguação, foram detidos na tarde de ontem (29) em Monte Alegre, Mãe Luiza e Brasília Teimosa.
Com eles a PM apreendeu motos roubadas e recipientes vazios de combustíveis. Todos os detidos estão sendo apresentados à Polícia Civil que está realizando os procedimentos necessários para elucidar cada caso.

PORTAL NO AR

AMÉRICA LANÇA PROMOÇÃO PARA O JOGO AMÉRICA X RIVER (PI)


SÃO TOMÉ: TENTARAM INCENDIAR ÔNIBUS

São Tomé não ficou de fora da onda de violência que sacudiu o estado do Rio Grande do Norte no dia ontem. Tentaram incendiar um ônibus da empresa Alves.



fotos enviadas no wathsap

RN: VIOLÊNCIA TAMBÉM EM JARDIM DE PIRANHAS


A  onda de ataques chegou à cidade de Jardim de Piranhas e praticamente deixou o município sem equipamentos na secretaria de obras, ao menos 03 ônibus escolares, 02 tratores, 01 retroescavadeira e01 caçamba foram incendiados nessa madrugada.JAIR SAMPAIO

SÃO PAULO DO POTENGI: RETROESCAVADERIA DA PREFEITURA FOI ALVO DE ATAQUE



Meliantes até agora não identificados puseram fogo numa retroescavadeira da Prefeitura de São Paulo do Potengi, na noite de hoje (29).

O veículo se encontrava no Estádio do município, no Bairro Novo Juremal. 

O fogo foi apagado por populares.

SILVÉRIO ALVES

sexta-feira, 29 de julho de 2016

NATAL: MAIS UM ÔNIBUS INCENDIADO

Vários homens armados chegaram no terminal da Cidade da Esperança na zona oeste da capital e atearam fogo em mais um coletivo.

A correria foi grande e a empresa mandou recolher os ônibus para a garagem.

A Secretaria de segurança marcou para as 17 horas uma coletiva coma  imprensa a respeito dos ataques a ônibus na cidade.


VIA CERTA

NATAL: LULA NA CONVENÇÃO DO PT


RN: MICRO-ÔNIBUS INCENDIADO


Na tarde desta sexta-feira (29), espalharam-se pelas redes sociais imagens de um ônibus queimado que poderia estar potencialmente ligado ao caso dos presidiários revoltados de Parnamirim. O Agora RN ouviu o Inspetor Cabral da Polícia Rodoviária Federal, que procurou esclarecer o assunto.
Segundo o Inspetor Cabral, o caso ocorreu numa estrada de Macaíba no quilômetro 292 da BR 304, onde dois suspeitos esperavam o micro-ônibus. O inspetor, todavia, não soube precisar se o incêndio teria relação com o caso dos detentos no Presídio Estadual de Parnamirim.
“A informação de nossa equipe que está no local é de que dois elementos que estavam em uma parada de ônibus lá no quilômetro 292 da BR 304, em Macaíba, pediram para que ele parasse. O ônibus parou e eles subiram de imediato e pediram para os passageiros descerem. Em seguida, jogaram combustível no veículo e atearam fogo, e por fim fugiram em uma moto Traxx que estava numa estrada carroçada próxima, de sinal, perto do açude do quilômetro 292”, explicou Cabral.

AGORA RN

RUY BARBOSA: CONVENÇÃO


NOTA DE ESCLARECIMENTO DO GOVERNO DO ESTADO

downloadNota

Natal (RN), 29 de julho de 2016

O Governo do Estado, por meio das secretarias de Justiça e Cidadania (Sejuc) e de Segurança e Defesa Social (Sesed), esclarece a população norte-riograndense que estão sendo instalados equipamentos bloqueadores de celular no Presídio Estadual de Parnamirim (PEP).

O PEP foi o presídio selecionado pela Sejuc para funcionar em regime diferenciado de gestão penitenciária, portanto terá prioridade na adoção de controles e restrições mais rígidos.

A respeito das ameaças que circulam nas redes sociais, supostamente enviadas por presos insatisfeitos com a instalação dos equipamentos, a Sejuc e a Sesed informam que mantém plano de contingência, preventivo e repressivo, para evitar que venham a ser concretizar.

Por último, o Governo recomenda à população que mantenha suas atividades normais, com a cautela de evitar a propagação de boatos e informações não confirmadas. E informa que o Estado não se intimidará na adoção de medidas que garantam a segurança da população.

Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania
Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social


Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz4Fp6w2Qtv

SÃO PAULO DO POTENGI: CURSO PREPATÓRIO


RN: CONVENÇÕES





BLOG: AS MAIS ACESSADAS DA SEMANA

EntradaVisualizações de página
984
26 de jul de 2016
820
793
564
518

quinta-feira, 28 de julho de 2016

FORRÓ FOLIA


E TOME FESTA...


SÃO PAULO DO POTENGI: POLÍTICA



Informações que circulam nas redes sociais e pela nossa cidade dão conta de que a jovem Kamila Medeiros (filha de Agenor da COSERN), filiada ao PTdoB, será a candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Dr. Ivan Dantas (PTB). O blogueiro Vandinho Amaral, já suscitado como pré-candidato a vice de Ivan, seguirá como pré-candidato a vereador.

Com informações do SPPNEWS.


SILVÉRIO ALVES

HENRIQUE ALVES VIRA RÉU APÓS 12 ANOS

São Paulo - A Justiça Federal de Brasília decidiu receber ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro do Turismo do governo Michel Temer e ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN). Na ação, a Procuradoria da República diz que o político era conhecido como "Riquinho" entre parlamentares. A partir dessa decisão, Alves passa a responder como réu no processo que apura indícios de enriquecimento ilícito entre 1998 e 2002, período em que exerceu mandato parlamentar.

As informações foram divulgadas no site da Procuradoria da República em Brasília. Proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2004, a ação já havia sido recebida, mas o prosseguimento do processo foi interrompido depois que Alves apresentou recurso questionando a prescrição dos fatos e a legitimidade das provas apresentadas pela Procuradoria.
Depois de analisadas essas questões pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o caso seguiu com o juiz de primeiro grau. Nessa instância, o magistrado da 16.ª Vara Federal Marcelo Rebello Pinheiro decidiu que existem provas suficientes para confirmar o recebimento e dar continuidade à ação de improbidade.
Sobre os requisitos para que o caso fosse reaberto, o juiz analisou a peça inicial apresentada pelo Ministério Público Federal e concluiu que a ação "descreve minuciosamente as circunstâncias fáticas e jurídicas que embasam, de modo suficientemente preciso e capaz de ensejar o seu prosseguimento".
Já em relação à prescrição, o magistrado explica que, de acordo com a lei, o prazo prescricional para ação de improbidade administrativa começa a correr após o término do último mandato do parlamentar. No caso analisado, o acusado foi deputado federal por onze mandatos consecutivos, de 1971 a 2014.
Embora a ação de improbidade se refira a supostas irregularidades cometidas no período de 1998 a 2002, Alves continuou no cargo de parlamentar até dois anos atrás. O juiz concluiu que, enquanto não cessa o vínculo do agente com a administração, não tem início o prazo prescricional.
Na mesma decisão, o juiz se manifestou sobre o pedido do Ministério Público Federal, apresentado em junho passado, para afastamento do sigilo do caso. Marcelo Pinheiro decidiu pela publicidade dos autos.
O magistrado considera que nas ações de improbidade administrativa "é evidente o interesse social, o qual exige a publicidade justamente para que se possa dar o direito ao povo de conhecer a fundo as atitudes de seus representantes políticos".
No entanto, o processo não é totalmente público. Como há documentos anexados ao processo que "podem expor a privacidade do envolvido", como extratos bancários e faturas de cartão de crédito e dados fiscais, o juiz federal colocou sob sigilo essas informações.
A ação do Ministério Público, apresentada há mais de 12 anos, levou à Justiça o fato de que Henrique Eduardo Alves "demonstrava sinais de riqueza incompatíveis com sua renda e seu patrimônio declarados como deputado federal e empresário".
Constam das irregularidades apontadas à época, segundo o Ministério Público Federal, "transferência patrimonial dissimulada; despesas e gastos em montante superior à receita declarada; titularidade dissimulada de sociedades comerciais, contas-correntes, investimentos, movimentação financeira e cartões de crédito em instituições financeiras com sede na Suíça, nos Estados Unidos e em paraísos fiscais, bem como por meio de empresa offshore, sem que fossem identificadas as saídas de divisas do país".
A Procuradoria citou uma movimentação em instituição financeira no exterior de mais US$ 300 mil em despesas. Isso somente em faturas de cartão de crédito emitido no exterior, e de titularidade de Henrique Eduardo Alves.
Outras situações também chamaram a atenção da Procuradoria. O político "usufruía de um padrão de vida luxuoso, bancava os gastos de diversos cartões de crédito para os filhos e para a esposa e ainda era chamado de 'riquinho' pelos demais parlamentares".
O Ministério Público também revelou que a ex-mulher de Alves Mônica Azambuja teve durante um bom tempo suas despesas pagas por ele, além de ter recebido a quantia de R$ 1,5 milhão entre 2002 e 2003 como indenização em divórcio.
Alves poderá ser condenado a ressarcir os cofres da União, ter os direitos políticos suspensos e ficar proibido de contratar com o poder público, entre outras sanções previstas na Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade).
Defesa
A reportagem tentou contato com o celular do ex-ministro, mas não conseguiu estabelecer contato. O espaço está aberto para a manifestação do peemedebista.
UOL

CERRO CORÁ: MUDANÇA NA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO

A Comissão Organizadora do XIV Festival de Inverno de Cerro Corá/RN e o Exmo. Prefeito Municipal, Raimundo Marcelino Borges, torna público por meio desta que, por falta de organização de agenda, compromisso e respeito por parte dos empresários do cantor “Luan Estilizado” para com este município contratante, o show previsto no evento para o domingo, dia 07/08, não acontecerá mais. Faz-se necessário expor total indignação e repúdio a tal atitude tomada pelos empresários, tendo em vista que até o próprio cantor Luan já havia divulgado na vaquejada de Currais Novos/RN, que estaria presente no domingo (07/08) no município de Cerro Corá/RN.

Na oportunidade, anunciamos a contratação do cantor e compositor cearense “WALDONYS” para apresentar-se na referida data.
Agradecemos a todos pela compreensão.


Palácio Municipal de Cerro Corá-RN, 63 anos de Emancipação Política, em 28 de julho de 2016.

SÃO TOMÉ: CONVENÇÕES






quarta-feira, 27 de julho de 2016

NATAL: CARLOS EDUARDO ENTRE ÁLVARO E HERMANO


A escolha para vice o prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), estaria entre os deputados estaduais Álvaro DiasHermano Morais, ambos do PMDB. Uma conversa na manhã de hoje (27) pode definir o companheiro de chapa do pedetista.
ROBSON PIRES

SÃO TOMÉ: PTN DEFINE NOME DE PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR

O PTN bateu o martelo com relação ao nome do partido para disputar a pré-candidatura ao cargo de Vereador na cidade de São Tomé..

Segundo informação do vereador Neguinho de Paulo Nunes, o mesmo desistiu de sua candidatura a reeleição para apoiar, juntamente com os demais membros do PTN, a pré-candidatura a vereador de Zé Elísio.

Zé Elísio hoje é o atual vice-prefeito de São Tomé e faz parte do grupo da oposição.

terça-feira, 26 de julho de 2016

RN: A DIFICULDADE PARA ENCONTRAR VICE


20141007015903_cv_URNAELETRONIC23_gdeDentro de dez dias, termina o prazo para que os partidos políticos realizem suas convenções e escolham os candidatos a prefeito e vice-prefeito. Este é também o prazo para que as legendas deliberem sobre as coligações.
Mesmo com a proximidade da data, o cenário permanece indefinido em muitos municípios, com a maioria dos partidos ainda sem confirmar as coligações e quem concorrerá a vice.


ROBSON PIRES


SÃO TOMÉ: CONVITE


BLOG ATINGE A MARCA DE TRÊS MILHÕES DE ACESSOS

No noite de hoje, 26 DE JULHO DE 2016, o blog SÃO TOMÉ NOTÍCIAS atingiu a incrível marca de 3 milhões de acessos.

A primeira postagem aconteceu no mês de julho de 2011, ou seja, pouco mais de cinco anos da existência do blog.

Ao todo já foram 15.666 postagens sobre os mais diversos assuntos, mas sempre priorizando as informações sobre a minha querida São Tomé.

Sempre lembrando que o blog São Tomé Notícias é completamente amador e não tem fins lucrativos.

Portanto, só me resta agradecer a todos que acessam ou já acessaram o blog.



Visualizações de página de hoje
265
Visualizações de página de ontem
6.073
Visualizações de página do mês passado
90.987
Histórico de todas as visualizações de página
3.000.074

GRUPO SEPARATISTA VAI REALIZAR PLEBISCITO INFORMAL

A separação dos três estados da Região Sul do restante do país será consultada em um plebiscito informal no dia das eleições, em 2 de outubro. A intenção é descobrir o que pensa a população do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina sobre a proposta, organizada pelo movimento "O Sul é meu País".
Anidria (esquerda) participa do movimento há três anos (Foto: Arquivo Pessoal)
Anidria (esquerda) participa do movimento há três
anos (Foto: Arquivo Pessoal)
Uma das organizadoras é a gaúcha Anidria Rocha, que mora em São Jerônimo, na Região Metropolitana, distante 70 quilômetros de Porto Alegre. "Nós somos um povo que busca autonomia", sintetiza.
Para o plebiscito, serão espalhadas 4 mil urnas em 1.191 cidades dos três estados, segundo a organização. Anidria explica que cada urna ficará a mais de 100 metros dos locais de votação das eleições municipais. "Por lei, a gente tem que ficar nesta distância, para não configurar como boca de urna. Mas é uma votação diferente, serão urnas de papelão e o voto será em papel e caneta. Além disso, a pessoa não vai precisar apresentar documento, nem assinar nada", explica a gaúcha.

A consulta popular está sendo organizada há um ano e até agora mais de 10 mil pessoas mostraram interesse em serem voluntárias nos pontos de votação, uma espécie de mesários. "Queremos chegar a 15 mil pessoas", salienta Anidria. A intenção é coletar em torno de 1 milhão de votos, ou seja, 5% dos eleitores dos três estados.

A votação vai ser encerrada às 17h, explica Anidria, e as informações dos municípios serão repassadas para a Comissão Central Organizadora (CCO), com sede em Brusque, em Santa Catarina. Ali será feito a soma total dos votos, que poderá ser consultada pela internet.
Segundo organização, movimento existe há 20 anos (Foto: Arquivo Pessoal)
Segundo organização, movimento existe há 20
anos (Foto: Arquivo Pessoal)
Anidria explica que há uma aceitação "imensa" de muitas pessoas ao movimento separatista. "A população está insatisfeita." Um dos fatores que impulsionam o movimento, explica a organizadora, é a falta de representatividade da região na política. "Nós não temos a representatividade que deveríamos ter."
Ela observa que no ano passado os três estados arrecadaram R$ 167 bilhões em impostos que foram encaminhados para Brasília. Entretanto, apenas 20% do montante voltou em investimentos, segundo a organização. Levanta ainda a questão social e cultural. "Hoje somos várias culturas diferentes. (...) São várias culturas no Brasil que estão sendo unidas à força", ressalta.

TRE-SC é contrário a plebiscito

Em sessão na segunda-feira (25), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, se manifestou contrário ao plebiscito, o que foi acompanhado pelos demais juízes. "A ocorrência desse evento simultaneamente à votação oficial pode ocasionar tensões", o que pode comprometer as eleições e provocar a desordem, observa Abreu.

O desembargador requisitou ainda investigação à Polícia Federal e instauração de inquérito policial. Entretanto, salientou que devido à "peculiaridade da matéria", o encaminhamento deve ser submetido a Corte do TRE-SC.
Anidria diz que a manifestação do TRE de Santa Catarina não preocupa o movimento, que surgiu há mais de 20 anos. "Está tudo de acordo com a lei. É um plebiscito informal, simplesmente uma pesquisa. Não tem um valor legal."
Para ser um plebiscito oficial é preciso que seja convocado pelo Congresso, quando se tratar de questões de relevância nacional. No plebiscito, os eleitores do país aprovam ou rejeitam questões relevantes antes da existência de lei ou do ato administrativo. Assim, a população diz se quer ou não que ele seja aprovado.
G1