RN: LIBERADO O ACESSO SUL DO AEROPORTO

Por Robson Pires, em



O acesso sul do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana, já está aberto ao trânsito de veículos. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) encerrou nos últimos dias a instalação dos equipamentos de sinalização da via, com 19 quilômetros de extensão, que liga zonas Sul e Oeste de Natal ao terminal aéreo.

Apesar de liberado, o trecho foi inaugurado oficialmente nesta terça-feira, 3, pelo governador Robinson Faria. Segundo o chefe do executivo estadual, a via vai reduzir o tempo de viagem ao terminal de quem sai das zonas Oeste e Sul de Natal, além de reduzir o tempo de quem está vindo dos estados da Paraíba e Pernambuco.

Segundo Jorge Fraxe, diretor geral do DER, o tráfego foi liberado há uma semana. “Já está sinalizado. Fizemos reuniões com a Polícia Rodoviária Federal e com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para iniciar a operação. Já está tudo pronto”, resume.

Além de 19 quilômetros de pista duplicada, o acesso sul traz uma ponte de 140 metros sobre o rio Potengi. A iluminação da via foi feita com lâmpadas de Led (mais econômicas).

Com a finalização do Acesso Sul, a previsão do DER é que o tempo de deslocamento entre a parte sul da Região Metropolitana de Natal e o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante seja reduzido à metade.

Com o novo acesso, quem vier pela BR-304 a partir do município de Parnamirim ou da zona Sul de Natal poderá acessar a nova pista pouco depois dos acessos à cidade de Macaíba.

Com a entrega da via, empreendimento encerra o projeto inicial de integrar duas rodovias federais (BR-304 e BR-406) ao terminal aéreo. O orçamento total da obra é de R$ 94 milhões. A via foi construída a partir da BR-406, em Ceará-Mirim, e tem seis quilômetros de extensão.

As obras de construção dos acessos ao aeroporto foram iniciadas em 2013. O planejamento era de que fossem entregues até junho de 2014, antes do início da Copa do Mundo, mas apenas um dos trechos foi concluído. As obras do lado Sul, em razão de problemas envolvendo desapropriações e ajustes no projeto, acabaram sofrendo diversos atrasos.

Atualmente, além do Acesso Norte, aberto em 2014, os motoristas que precisam se deslocar até o aeroporto a partir da região sul têm à disposição uma rota alternativa que passa pelo Centro de Macaíba e uma pista simples entre este município e São Gonçalo, até chegar ao aeroporto. O novo percurso, que culmina na pista local do aeroporto, é mais rápido por ter menos fluxo e não ter semáforos.

Comentários