RAPIDINHAS...


🇧🇷 Na política nacional

– Câmara aprova texto-base de MP que flexibiliza ano letivo. De acordo com o texto-base aprovado, os estabelecimentos de educação infantil serão dispensados de cumprir os 200 dias do ano letivo e também a carga mínima de 800 horas.
– Eleição 2018: TSE reabre produção de provas em ações sobre hackeamento. Por 4 votos a 3, o tribunal decidiu que os partidos que entraram com as ações poderão produzir provas para tentar comprovar o suposto benefício da chapa com um hackeamento feito por terceiros durante a campanha eleitoral.
– Maia diz que PEC das eleições deve ir ao plenário nesta quarta-feira. O deputado disse que o debate sobre a retomada da propaganda partidária também não deve ser vinculado ao adiamento das eleições, embora, para ele, esse seja um debate legítimo.

⚖ Justiça

– Augusto Aras garante maioria apertada no Conselho do Ministério Público. No pleito realizado nesta terça (30), 74 subprocuradores-gerais elegeram outros dois integrantes do Conselho: Maria Caetana Cintra Santos (aliada de Aras) e José Bonifácio Borges de Andrada.
– STJ nega pedido de prisão domiciliar para Sérgio Cabral. Preso desde 2016, defesa do ex-governador do Rio solicitou recurso com base no possível foco de contágio da covid-19 em unidades prisionais.

💲 Na economia

– Cade reverte medida cautelar de serviço de pagamento do WhatsApp. As empresas alegaram à autarquia que o acordo não representa perigo irreversível ao mercado uma vez que poderia ser suspenso a qualquer momento e que, neste caso, isso não representaria uma redução de oferta.
– Mercosul pedirá em bloco refinaciamento de dívidas para enfrentar pandemia. “A solicitação será feita no nível do bloco e o financiamento será gerenciado por cada país de acordo com suas necessidades”, destacou o ministro das Relações Exteriores.
– Mega-Sena pode pagar R$ 23 milhões nesta quarta-feira. Apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em lotéricas ou pela internet. Valor da aposta mínima é de R$ 4,50.

⚽ No esporte

– Juventus vence o Genoa e segue na liderança do Campeonato Italiano. Com amplo domínio da partida, Dybala, Cristiano Ronaldo e o brasileiro Douglas Costa marcaram os gols da vitória da Velha Senhora que segue quatro pontos à frente da Lazio. Time venceu de 3×1.
– Cinco mesatenistas brasileiros são confirmados na Paralimpíada. runa Alexandre (F10), Cátia Oliveira (F2) e Lethícia Lacerda (F8), entre as melhores das Américas em suas classes, e Israel Stroh (sexto do mundo na classe M7) e Welder Knaf (nono da classe M3), pelo ranking mundial, já estão garantidos na próxima Paralimpíada.

🌐 Internacional

– Donald Trump aprova plano para retirar soldados dos EUA da Alemanha. O porta-voz fez referência à redução de tropas solicitada em 15 de junho por Trump, que acusou a Alemanha de se beneficiar economicamente da presença militar americana em seu território.

– Ativistas denunciam onda de prisões em Cuba para evitar protestos. Figuras conhecidas que são contra o regime cubano anunciam que colegas foram detidos antes de um protesto marcado para esta terça-feira (30).

Gustavo Negreiros

Comentários