RAPIDINHAS...


🇧🇷 Na política nacional

– Após Decotelli, governo revê sistema de nomeações. O governo, em atenção ao artigo 20 do decreto 9.794, solicitou que todos os títulos dos candidatos sejam analisados.
– Oposição vai apresentar Projeto de Lei para que auxílio não atrase e seja integral. Partidos são contrários ao possível parcelamento da parcela de agosto e dizem que há brasileiros que só estão recebendo nos meses seguintes.
– Governo ainda ‘tem que mostrar serviço’ contra corrupção, diz Moro. O ex-juiz da Lava Jato disse ter sido usado no início da atual gestão como atestado de compromisso com a pauta, mas que o governo ainda precisa “mostrar serviço”.

⚖ Justiça

– Ministro Celso Mello prorroga inquérito que apura suposta interferência na PF.  Na decisão, o ministro aceitou pedido de prorrogação feito pela PF e informou que o prazo é necessário para realização de diligências investigatórias pendentes e outras que sejam eventualmente necessárias.
– Ministro Alexandre de Moraes prorroga inquérito sobre fake news por mais seis meses. A decisão terá efeito a partir do dia 15 de julho, quando termina o prazo de outra prorrogação autorizada pelo ministro.

💲 Na economia

– Consumo de energia no Brasil cresce 2% com retomada econômica. Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico afirmou que os armazenamentos dos reservatórios das usinas hidrelétricas seguem em níveis superiores aos dos últimos anos.
– Caixa paga auxílio emergencial de R$ 600 a 6,8 milhões nesta quinta. Terceira parcela será depositada na poupança digital de 5,1 milhões, outro lote de 1,5 milhão recebe a segunda e 200 mil ganham a primeira.
– Brasil já cumpre 35% dos requisitos para a entrada na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. País é o que atende atualmente o maior número de requisitos exigidos para o ingresso da organização que reúne os países desenvolvidos.

⚽ No esporte

– Flamengo e Botafogo avançam às semifinais da Taça Rio. No Maracanã, os flamenguistas venceram, por 2 a 0. Já o Botafogo ficou em segundo lugar do grupo com 8 pontos. O Glorioso empatou, por 0 a 0, com a Portuguesa no Estádio Luso-Brasileiro.

🌐 Internacional

– Itália apreende € 1 bi em anfetamina ‘fabricada para financiar o Estado Islâmico’. A polícia italiana apreendeu o que eles acreditam ser um recorde mundial de 14 toneladas de anfetamina que eles suspeitam ter sido fabricada na Síria para financiar o grupo jihadista Estado Islâmico.

– Emendas que podem manter Putin no poder devem ser aprovadas. Com 53,47% das urnas do referendo apuradas, os resultados indicam que a maioria dos russos votou a favor da reforma constitucional.

Gustavo Negreiros

Comentários