ALMINO AFONSO: CANDIDATO TENTA ELEIÇÃO PELA DÉCIMA SEGUNDA VEZ

 

Por Diego Campelo - Portal Grande Ponto

Aos 48 anos de idade completados em setembro desse ano, Valdenilson Severino da Silva, ou simplesmente Zeca, é uma das figuras políticas mais conhecidas da cidade de Almino Afonso, distante cerca de 340 km de Natal, capital do RN. De 1998 até 2020, Zeca se candidatou em todas as eleições para diversos cargos, sendo indeferida sua candidatura apenas em um dos pleitos, por obstrução de seu partido à época, o PT.

Hoje candidato a vereador pelo PSB em Almino Afonso, Zeca é um verdadeiro profissional da política que conhece todos os trâmites burocráticos que uma campanha exige. Afinal, ele já passou por esse processo incríveis 12 vezes em sua longa trajetória política.

Sua história com a política partidária começou quando morava na Casa do Estudante, em Natal, em 1996. Sem dinheiro nem para comer, Zeca não sabe explicar se aquela mensagem que recebeu foi de Deus ou se foi uma espécie alucinação devido à fome que sentia naquele momento. A mensagem era bastante clara: “deputado federal”.

“Em um desses dias eu estava meio fraco e fiquei desanimado sem saber o que fazer da vida. Eu fiquei pensando: Pra que que a gente vive para sofrer desse jeito? Era como se quisesse me dar uma depressão. Aí eu disse: Deus, me mostre algo pra eu fazer da vida e sair dessa situação. E apareceu uma mensagem: deputado federal. Foi tipo um sonho, eu estava fraco devido à fome. Foi lá dentro da casa do estudante mesmo, em Natal. Aí começou minha trajetória política”, disse Zeca em entrevista ao portal GRANDE PONTO.

Em sua primeira eleição, concorrendo ao cargo de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores, em 1998, Zeca, que depois ficaria conhecido como Zeca do PT, teve 451 votos. Curiosamente, essa foi uma das maiores votações de sua história política (confira abaixo os votos de Zeca por eleição).

INDEFERIDO

Em 2004, Zeca não conseguiu obter sequer o voto dele. Mas não que ele não tenha feito campanha. Ele até saiu às ruas em busca de apoios e votos, mas diz que foi por culpa do PT, partido que à época ele presidia em Almino Afonso, que ele não teve a candidatura deferida. O partido simplesmente negou a ele o direito de ser candidato.

Persistente, Zeca se candidatou mesmo contra a vontade do PT, que acabou destituindo o diretório municipal da sigla. Devido a isso, Zeca teve a candidatura indeferida a 45 dias da eleição. Ainda por cima, seu vice renunciou. Sem saída, Zeca desistiu do pleito, mas dois anos depois estava fazendo campanha novamente.

CAMPANHA DE 1 CENTAVO

Uma das histórias mais curiosas do candidato foi de sua primeira campanha, em 1998, quando ele diz ter gasto em todo o pleito apenas um centavo, o que foi declarado junto à Justiça Eleitoral.

“Quando eu registrei minha candidatura, tinha que fazer um cartão no Banespa para abrir a conta que seria usada na campanha. Esse cartão custava R$ 5,50. Então eu depositei R$ 6,00 para pagar esse cartão. Quando eu fui cancelar a conta, o banco não cobrou o cartão. Os 6 ainda estavam lá. Não descontou nada, apenas 1 centavo de CPMF. Quer dizer, na campanha toda eu gastei 1 centavo”, explica o candidato.

Como o banco não tinha como devolver os R$ 5,99, devolveu os mesmos R$ 6,00. Esse dinheiro, Zeca repassou para a conta do PT nacional como sobra de campanha, em uma transação feita no Banco do Brasil da Av. Rio Branco, em Natal. De troco, o banco lhe deu 1 centavo, que ele guardou de lembrança por muitos anos e chegou a tirar uma foto ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva segurando essa moeda no ano 2000, quando o ex-presidente viajou para Natal.

SONHO

Embora tenha sido tantas vezes candidato, Zeca não desiste de ser eleito democraticamente e até brinca com a situação: “Só tem eu na história da cidade que foi candidato cinco vezes a prefeito e perdeu todas as eleições”, lembra, orgulhoso.

Mesmo após tantas frustrações na política, o sonho de Zeca é bem maior do que a pequena cidade de Almino Afonso. O que ele quer mesmo é ser governador do Rio Grande do Norte. Questionado sobre o motivo pelo qual sonha ser governador, ele diz que é por causa de sua história na Casa do Estudante e por sua vontade de representar todos no Estado.

“Eu acredito que foi Deus que me deu essa esperança lá atrás. É tudo no tempo de Deus, não adianta colocar a carroça na frente dos bois que a gente nunca vai conseguir. Deus não deixa a gente esperar por tanto tempo para dar nada pequeno”, finaliza.

Confira as eleições disputadas por Zeca desde 1998 no RN:

Deputado Federal

1998 - 451 votos

Prefeito de Almino Afonso

2000 - 5 votos

2004 - não votado

2008 - 10 votos

2012 - 13 votos

2016 - 47 votos

Deputado Estadual

2002 - 151 votos

2006 - 223 votos

2010 - 78 votos

2014 - 95 votos

2018 - 223 votos

Vereador de Almino Afonso

2020 – A conferir.

Fonte: Portal Grande Ponto

Comentários