CORONAVÍRUS: ÍNDIA RECORRE AO USO DE IVERMECTINA

 Pelo menos dois estados indianos disseram que administrar em suas populações o medicamento antiparasitário Ivermectina para proteger contra infecções graves por COVID-19, já que seus hospitais estão lotados de pacientes em estado crítico.

A mudança do estado costeiro de Goa e do estado de Uttarakhand, ao norte, ocorreu apesar da Organização Mundial de Saúde e outros alertarem contra tais medidas.

"A evidência atual sobre o uso de ivermectina para tratar pacientes com COVID-19 é inconclusiva", disse a OMS em um comunicado no final de março. "Até que mais dados estejam disponíveis, a OMS recomenda que o medicamento seja usado apenas em ensaios clínicos."

A Merck, fabricante do medicamento, também disse que os dados disponíveis não apoiam o uso do medicamento como tratamento COVID-19.

"Não temos dados suficientes para apoiar seu uso", disse Anita Mathew, especialista em doenças infecciosas em Mumbai.

O estado de Goa, um importante paraíso turístico, disse no início desta semana que planeja dar ivermectina a todos os maiores de 18 anos, enquanto o estado de Uttarakhand, no Himalaia, anunciou planos na quarta-feira para distribuir os comprimidos a qualquer pessoa com mais de dois anos, exceto para mulheres grávidas e lactantes.

"Um painel de especialistas médicos recomendou isso", disse o secretário-chefe de Uttarakhand, Om Prakash, à Reuters. "Estamos esperando que os suprimentos cheguem. Assim que eles chegarem, distribuiremos esta droga."

O estado de Uttarakhand em março e abril foi o anfitrião do Kumbh Mela, uma reunião hindu de semanas que atraiu milhões de devotos de todo o país. Imagens da reunião mostraram poucas evidências de qualquer uso de máscara ou distanciamento social enquanto multidões se reuniam para um mergulho sagrado no rio Ganges.

O estado, governado pelo Partido Bharatiya Janata do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, desde o início de abril viu seus casos COVID-19 subirem de menos de 300 por dia para mais de 7.000 por dia e o número de mortos também aumentou drasticamente.

Modi e outros líderes políticos na Índia enfrentaram duras críticas por não conseguir impedir grandes reuniões religiosas e políticas em muitos estados, apesar das evidências de meados de fevereiro em diante de que a contagem de casos na Índia estava aumentando. consulte Mais informação

Apesar do aumento esmagador de casos na Índia, Modi evitou impor um bloqueio em todo o país temendo as consequências econômicas e deixou isso para os governos estaduais, que os especialistas dizem ter agido tarde demais.

O estado de Uttarakhand atualmente tem restrições sociais relacionadas ao coronavírus, incluindo restrições às viagens interestaduais.

Goa, que também é governada pelo BJP de Modi, permanece aberta aos turistas e apenas impôs um bloqueio prolongado de 15 dias esta semana, apesar dos dados mostrarem que mais de um em cada três pacientes apresentavam resultado positivo para COVID-19 desde meados de abril. O estado está relatando as maiores taxas de positividade do país.

O ministro da Saúde de Goa, Vishwajit Rane, disse que um painel de especialistas com base na Europa descobriu que a droga ivermectina reduziu o tempo de recuperação e o risco de morte, mas reguladores como a OMS e a Food and Drug Administration dos EUA dizem que há poucas evidências disso.

O Conselho Indiano de Pesquisa Médica, administrado pelo estado, recomenda que os médicos possam usar a droga para pacientes leves com COVID-19, mas alerta que isso se baseia em "evidências de baixa certeza". Rane não respondeu a um pedido de comentário da Reuters.

Reuters

Fonte: Portal Grande Ponto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV