O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18/07) o cancelamento do visto de entrada do ministro do STF Alexandre de Moraes, de seus aliados no tribunal e de familiares próximos. A medida foi divulgada por Rubio em seu perfil oficial na rede social X (antigo Twitter), e visa reagir à “caça às bruxas política” que, segundo ele, está sendo promovida no Brasil contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A decisão norte-americana ocorre no mesmo dia em que a Polícia Federal cumpriu medidas restritivas contra Bolsonaro — como o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de uso de redes sociais e de contato com diplomatas estrangeiros. Todas as determinações foram autorizadas por Moraes.
Segundo Rubio, os EUA estão usando dispositivos legais de imigração para negar entrada a indivíduos envolvidos em ações que atentem contra liberdades civis e políticas, especialmente a liberdade de expressão. A medida também afeta familiares de Moraes e outros ministros do STF.
A notícia foi divulgada pelo Blog do BG com base em informações da CBN e da agência internacional Reuters.
Fonte: Blog do BG
Comentários
Postar um comentário