O sol forte e a escassez de chuvas seguem castigando o povo potiguar. Quem mais sente os efeitos da falta d’água é o homem do campo, o sertanejo que depende da lavoura e da criação para sobreviver.
De acordo com o Monitor das Secas, acompanhamento mensal coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), 81 municípios do Rio Grande do Norte estão atualmente classificados em situação de Seca Extrema ou Seca Grave. Os dados mais recentes são referentes ao mês de novembro de 2025.
Ao todo, 26 municípios enfrentam Seca Extrema e 55 estão em Seca Grave, o que representa um impacto direto na vida de aproximadamente 1,07 milhão de pessoas — cerca de 32% da população do estado, estimada em 3,4 milhões de habitantes.
Municípios em Seca Extrema
Acari, Campo Grande, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Equador, Florânia, Ipueira, Janduís, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Jucurutu, Messias Targino, Ouro Branco, Paraú, Parelhas, Santana do Seridó, São Fernando, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Rafael, São Vicente, Serra Negra do Norte, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas e Triunfo Potiguar.
Municípios em Seca Grave
Assú, Afonso Bezerra, Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Angicos, Antônio Martins, Apodi, Bodó, Caraúbas, Coronel Ezequiel, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Doutor Severiano, Encanto, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Ipanguaçu, Itajá, Itaú, Jaçanã, João Dias, José da Penha, Lagoa Nova, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho D’Água do Borges, Paraná, Patu, Pau dos Ferros, Pendências, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santana do Matos, São Francisco do Oeste, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal, Upanema, Venha-Ver e Viçosa.
RN em situação de emergência
Diante do cenário crítico, o Governo do Rio Grande do Norte decretou situação de emergência em 147 dos 167 municípios, por meio do Decreto nº 34.946, de 1º de outubro de 2025. A medida se baseia em relatórios técnicos da ANA, da Caern, da SAPE e da Emparn.
Segundo a Emparn, a estação chuvosa de 2025 apresentou chuvas 16,1% abaixo da média, com maior severidade nas regiões Central e Agreste, comprometendo a recarga de reservatórios, a produção agropecuária e o abastecimento das comunidades rurais.
O Governo do Estado informou que vem adotando ações emergenciais, como perfuração de poços, construção de cisternas, recuperação de dessalinizadores e abastecimento por meio da Operação Carro-Pipa, além de obras estruturantes para reforçar a segurança hídrica.
Fonte: Blog do Robson Pires
Comentários
Postar um comentário