Um forte terremoto de magnitude 6,0 atingiu o leste do Afeganistão na noite do último domingo (31), causando destruição em várias aldeias e resultando em pelo menos 800 mortes e mais de 2.500 feridos, segundo informações das autoridades locais.
O tremor ocorreu por volta das 23h47 (horário local de Cabul), com epicentro entre as províncias de Nangarhar e Kunar, próximo a Jalalabad. A profundidade rasa do abalo potencializou os danos em comunidades construídas com barro e pedra, que desabaram rapidamente.
De acordo com a Agência Associated Press (AP News) e outros veículos internacionais, equipes de resgate enfrentam grandes dificuldades de acesso devido a estradas bloqueadas por deslizamentos e à geografia montanhosa da região. Helicópteros estão sendo usados para transportar feridos a hospitais em Jalalabad.
O governo talibã confirmou o número elevado de vítimas e pediu ajuda humanitária internacional. A ONU já mobilizou equipes de emergência para apoiar os trabalhos de resgate e assistência às populações atingidas.
Fonte: AP News
Comentários
Postar um comentário