Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2) pela Quaest revela um cenário de crescente insatisfação entre os deputados federais em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o levantamento, 46% dos parlamentares avaliam a atual gestão de forma negativa — o maior índice de desaprovação registrado desde 2023.
A aprovação do governo também apresentou queda e agora está em 27%, o menor patamar desde o início do mandato. Já 24% dos deputados classificam o governo como “regular”, enquanto 3% preferiram não responder.
A pesquisa ouviu 203 deputados entre os meses de maio e junho. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais. Um dado que chama atenção é o aumento da insatisfação entre parlamentares independentes: nesse grupo, a desaprovação passou de 20% para 44% em dois anos.
Os números refletem um ambiente político cada vez mais desafiador para o Planalto, especialmente no Congresso, onde a articulação com diferentes blocos tem se mostrado fundamental para garantir governabilidade.
Comentários
Postar um comentário