NATAL: FALTANDO VACINAS CONTRA A GRIPE NOS POSTOS DE SAÚDE

 Natal está passando por um surto de gripe o que está levando parte da população que ainda não se vacinou contra a doença a buscar a imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos últimos dias. Quem está procurando os postos nesta semana tem grandes chances de não conseguir uma dose da vacina contra a Influenza.

Até o início da manhã da quarta-feira (29), o imunizante só poderia ser encontrado em cerca de 30% das UBS e em pequenas quantidades, segundo estimativas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal). 

No final da manhã, a SMS já cogitava a falta do imunizante em todas as unidades. De acordo com o secretário de Saúde de Natal, George Antunes, a SMS dispunha apenas das doses que sobraram da campanha nacional de vacinação. “Hoje [quarta-feira], nosso quantitativo não passa de 500 doses. E não há previsão de chegada de novos lotes. Isso é definido pelo Ministério da Saúde”, afirmou o secretário.

O secretário esclareceu que as doses são enviadas uma única vez ao ano, para a campanha.

De acordo com apuração da Tribuna do Norte, na UBS do Alecrim, na zona Leste da capital, uma equipe do Distrito Sanitário Leste II, entregou, no momento da visita da reportagem ao local, 30 doses da vacina para aplicação no local. Segundo informações da equipe, foram recebidas, na quarta-feira, 100 doses para a distribuição em todo o Distrito e não havia perspectiva de entrega de novas doses.

O secretário George Antunes alertou para o baixo índice de vacinação contra a Influenza este ano em Natal. Segundo a plataforma RN + Vacina, o índice de imunização na cidade é de 60%. George afirma que esforços estão sendo empreendidos junto ao Ministério da Saúde, a fim de antecipar a chegada de imunizantes para que haja a continuidade da vacinação.

“Nós estamos vendo junto ao Ministério da Saúde a possibilidade de antecipar a imunização do próximo ano. A gente quer, ainda no começo de janeiro, continuar o processo de imunização que iniciamos em 2021”, disse.  “As pessoas deveriam ter se vacinado lá no início do ano. Muito provavelmente, elas não teriam adoecido nessa quantidade”, afirmou.

A Sesap informou, por meio de nota, que  a orientação para os municípios que ainda têm doses contra a Influenza, é que devem priorizar os grupos como idosos, crianças e pessoas imunossuprimidas. Os municípios sem estoque de doses devem comunicar imediatamente à população. 

Ainda na nota, a Sesap afirma ter solicitado, através de ofício ao Ministério da Saúde, envio imediato de doses contra a Influenza. “No entanto, o Ministério não respondeu à solicitação, o que está impactando na falta dos imunizantes em quase todos os municípios do Rio Grande do Norte. A Sesap reforça a importância da vacinação, diante do surto de gripe, e aguarda o envio das doses o mais rápido possível ao estado para dar continuidade à campanha de imunização”. 

Tribuna do Norte

Fonte: Portal Grande Ponto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV