RN: BRASIL DESCOBERTO EM TOUROS

 Comemorou-se neste 22 de abril a data do descobrimento do Brasil, até hoje envolvendo o erro histórico de que a chegada dos navegadores portugueses ao nosso território ocorreu em Porto Seguro, na Bahia.

O professor conterrâneo Lenine Pinto, já falecido, através de livros e evidencias incontestáveis, sempre defendeu que o Brasil foi “descoberto” no RN, em Touros.

Argumento I – Pero Vaz de Caminha afirma em sua carta que, quando os portugueses chegaram ao Brasil, se estabeleceram no Nordeste e ele navegou 3 mil léguas até o estado de São Paulo.

Essa distância não é de Porto Seguro à SP, mas sim de Touros para o litoral paulista.

Argumento II - A vegetação a que a carta se refere não existia em Porto Seguro naquela época, e é bem típica de Touros, RN.

Argumento III – O RN está a 5 mil quilômetros de Portugal e a navegação da época demonstra que as correntes marítimas trouxeram naturalmente as caravelas e naus para o nosso litoral, e não a Bahia.

Argumento IV – O monte avistado pelos navegadores foi o Pico do Cabugi (RN) (590 metros), a cerca de 100 km da costa e não o monte Pascoal na Bahia (536 metros).

O jornalista Alexandre Garcia publicou artigo (2017), afirmando “que a Marinha confirmou que do mar, vê-se o Cabugi no RN; e não o morrinho do sul da Bahia”.

O articulista concluiu que o fato muda realmente a história do Brasil.

Fraqueza política. Infelizmente, a classe dirigente do RN não procura resgatar a memória histórica do estado, como o marco inicial do descobrimento do Brasil, independente da Bahia concordar ou não.

O assunto deveria começar a ser debatido no Congresso Nacional, com o apoio do governo estadual.

Seria grande impulso ao nosso turismo.

Ney Lopes

Comentários