MILITARES VEEM FALHA EM AVIÃO DE LULA COMO REFLEXO DE SUCESSIVOS CORTES NO ORÇAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS
Um problema técnico no acionamento dos motores de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), que levaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de Belém ao Marajó, reacendeu um debate sobre a situação estrutural das Forças Armadas.
Segundo reportagem do Blog do BG, integrantes da alta cúpula militar afirmam que a falha é reflexo de sucessivos cortes orçamentários que vêm comprometendo a manutenção, a modernização e até mesmo a infraestrutura da FAB.
De acordo com os dados citados, nos últimos dez anos a verba discricionária para manutenção e modernização da frota caiu 41% em valores reais. Nesse mesmo período, a frota da Força Aérea encolheu de 526 para 319 aeronaves, enquanto as horas de voo foram reduzidas pela metade.
O texto também aponta que as restrições orçamentárias têm levado à evasão de pilotos para o setor privado, agravando ainda mais a situação operacional da Força Aérea.
No Congresso, tramita a chamada “PEC da Previsibilidade”, que pretende vincular 2% do PIB aos gastos com Defesa, mas a proposta segue parada no Senado.
📌 Fonte: Blog do BG
Comentários
Postar um comentário