Um levantamento divulgado aponta que 992 presos não retornaram às unidades prisionais do Rio de Janeiro em 2025 após receberem o benefício das saídas temporárias. Entre os foragidos estão integrantes e lideranças de facções criminosas, como o Comando Vermelho, inclusive com atuação em outros estados do país.
De acordo com os dados, apenas no período do Natal, 1.848 detentos foram autorizados a sair do sistema prisional, com prazo para reapresentação até a noite da última terça-feira. Ao longo de 2025, a Justiça concedeu o benefício em cinco datas comemorativas: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.
No ano passado, entrou em vigor uma legislação que restringiu a concessão das saídas temporárias para condenados por crimes hediondos ou cometidos com violência. Além disso, o Governo do Estado do Rio de Janeiro passou a endurecer os critérios, considerando vínculos dos presos com facções criminosas.
EVADIDOS EM 2025 POR FACÇÃO:
Comando Vermelho: 635
Terceiro Comando Puro: 163
Amigos dos Amigos: 63
Povo de Israel: 69
Neutros e milícia: 58
Entre os foragidos estão Honório de Pereira de Jesus, condenado por tráfico e roubo, e Roger Pereira Moizinho, conhecido como “Macarrão”, apontado como liderança do Comando Vermelho em Minas Gerais. O Ministério Público se manifestou contra a concessão das saídas, mas as autorizações foram mantidas por decisões judiciais.
📌 Fonte: Blog do BG, com informações do jornal O Globo
Comentários
Postar um comentário