Pular para o conteúdo principal

UFRN CAI OITO POSIÇÕES EM RANKING MUNDIAL, MAS SEGUE ENTRE AS 15 MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) registrou queda de oito posições no ranking global das melhores universidades do mundo elaborado pelo Centro para Rankings Universitários Mundiais (CWUR). Os dados da edição 2026 foram divulgados nesta segunda-feira (1º) e mostram que a instituição passou da 951ª colocação em 2025 para a 959ª posição neste ano.

Apesar do recuo no cenário internacional, a UFRN continua entre as principais instituições de ensino superior do país, ocupando a 15ª posição entre as universidades brasileiras avaliadas pelo levantamento.

A redução da posição da universidade potiguar acompanha uma tendência observada em nível nacional. Das 52 universidades brasileiras incluídas no ranking, 45 perderam posições em relação à edição anterior, o equivalente a 87% das instituições analisadas.

Segundo o CWUR, o desempenho inferior das universidades brasileiras está relacionado principalmente à queda nos indicadores de pesquisa científica e ao aumento da competitividade internacional, impulsionada por instituições que recebem maiores investimentos.

O levantamento aponta ainda que apenas cinco universidades brasileiras avançaram no ranking, enquanto duas mantiveram suas colocações.

Entre as instituições nacionais mais bem posicionadas estão a Universidade de São Paulo (USP), na 119ª colocação mundial, seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 346º lugar, e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 379ª posição.

O ranking do CWUR avalia universidades de diversos países com base em critérios como qualidade da educação, qualificação do corpo docente, empregabilidade dos ex-alunos e desempenho em pesquisa científica.

Fonte: 96 FM, com informações do CWUR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ANIVERSÁRIO DE TOMBA

 

EXPOMÉ 2025

 

BOLÃO DE VAQUEJADA