COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

O depoimento de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, ainda não é de conhecimento público, mas já fez estrago grande em várias partes do País. Houve apenas a revelação de nomes que seriam beneficiários do esquema de corrupção na estatal. Detalhes poderão vir a partir de agora.
OFICIAL
A CPI da Petrobras quer ter acesso ao depoimento oficial prestado pelo ex-diretor ao Ministério Público Federal. Terá. Não há como segurar. A partir daí, o detalhamento será tornado público, o que servirá para esclarecer se há conteúdo nas acusações ou leviandade.
DETALHAMENTO
Consta do depoimento do ex-diretor da Petrobras, todo o detalhamento de como ocorria a entrega da propina, com dados, nomes de quem recebia, valores, locais e a motivação para cada um receber determinada quantidade de dinheiro. Com esse detalhamento, quem for citado, está liquidado politicamente.
VÍTIMA
O deputado Henrique Alves tem todo o direito de se defender das acusações feitas pelo ex-diretor da Petrobras. Porém, sua postura de vítima em busca de alguém que tenha motivo para persegui-lo, não bate com a realidade. O fato nasceu na imprensa nacional e permanece por lá. No RN, só desconhece o tema quem tem interesse em fazê-lo para cumprir seus objetivos.
INVESTIGAÇÃO
O Supremo Tribunal Federal vai abrir investigação contra os parlamentares citados no esquema de corrupção da Petrobras. Como deputado tem foro privilegiado, é necessário que o STF determine a abertura de uma investigação oficial, que deve ser feita pela Polícia Federal. O deputado Henrique Alves vai entrar na reta final da campanha na condição de investigado pela PF.
CAMPANHA
O nome de Henrique permanece no noticiário nacional negativo e isso também tem conseqüências na eleição do RN. Achar que o envolvimento de um candidato a governador em escândalo nacional não terá nenhum tipo de influência no sentimento do eleitorado, é desdenhar da inteligência. A intensidade com que o escândalo vai afetar a candidatura de Henrique é que, por enquanto, é impossível prevê.
NOMES
Por enquanto, o nome de Henrique foi o único do RN a aparecer no escândalo de corrupção na Petrobras. Mas há possibilidade de sair o nome de outro parlamentar no esquema, com o detalhamento do depoimento de Paulo Roberto Costa.
ELEIÇÃO
Aliados e adversários de Fátima Bezerra chegam ao um consenso diante do atual momento vivido pela deputada petista: Só há uma possibilidade de Fátima não ser eleita senadora, derrotando Wilma de Faria: É seu nome aparecer na delação premiada como acusada de recebimento de propina. Sem isso, Wilma continua vice-prefeita de Natal.
BENEFICIÁRIA
A presidente Dilma Rousseff está sendo atingida pelo escândalo da Petrobras. Porém, seus adversários não têm conseguido vincular o nome da presidente diretamente ao esquema financeiro, como beneficiária do dinheiro sujo. Não deixa de ser uma vantagem, diante do vendaval negativo que o fato pode provocar em sua campanha.
LÍNGUA
Segundo Sherloquinho, após uma viagem ao Seridó, com parada estratégica em Jucurutu, o ‘língua de aluguel’ voltou ao gramado eleitoral. Tem que fazer jus ao que recebe.
DECLARAÇÃO
O presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira, declarou apoio ao deputado Henrique Alves. Seu apoio deve ser respeitado e soma para a campanha de Henrique. O problema é que Geraldo está desgastado com a categoria, justamente por usar a instituição como se fosse propriedade particular.
URBANA
Sherloquinho andou hoje pela audiência pública realizada para discutir a nova licitação da Urbana e não ficou satisfeito com o que viu e ouviu. Segundo Sherloquinho, a Urbana vai licitar novamente 3 lotes e aumentou o valor de novo. Parece que a turma não aprendeu.
ESTRANHO
Do jornalista Jânio Vida, no Twitter: “Estranho país o Brasil, onde uma candidatura decola com queda de avião e outras podem implodir com a explosão de um escândalo de corrupção”.
GOLPE
Da governadora Rosalba Ciarlini, em Mossoró: “O golpe foi duro. Principalmente porque a traição, a punhalada nas costas, veio de quem eu nunca esperei. Veio de quem eu defendi e fui leal até a última hora”.

Comentários