COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

O falecimento do ex-governador Iberê Ferreira de Sousa comoveu boa parte de nossa classe política. Na ativa, Iberê se caracterizou na prática pelas ações cordiais, sem radicalismo. Justamente por isso, mantinha trânsito livre em todas as correntes.
AVALIAÇÃO
Quando assumiu o Governo na renúncia de Wilma de Faria, foi aconselhado a concluir o mandato sem disputar novas eleições, já que havia sido detectado câncer e uma campanha poderia prejudicar ainda mais sua saúde. Porém, o vírus da política falou mais alto e Iberê concorreu contra Rosalba Ciarlini, favoritíssima há 4 anos para o Governo.
CAMPANHA
Certamente que a campanha eleitoral agravou sua saúde e a derrota abalou o emocional. Sem mandato, Iberê continuou fazendo política de bastidores. Na aliança recente entre Henrique e Wilma, que eram adversários, o ex-governador atuou como elo, a pedido de Henrique, para promover a reaproximação da mãe de Márcia com o marido de Laurita.
AGRAVAMENTO
Após ser diagnosticado com meningite, Iberê não deixou de participar da procissão de Santa Rita de Cássia, em sua cidade Santa Cruz. Com um corte exposto na cabeça, a presença de milhares de pessoas não fez bem ao estado de saúde do ex-governador, que precisou ir a São Paulo para continuar o tratamento.
AJUDA
Em todos os momentos da doença de Iberê, o deputado Henrique Alves foi solidário ao aliado e ajudou até financeiramente no que precisou, além de visitar o amigo em São Paulo e conversar sempre ao telefone. A família de Iberê é grata ao apoio recebido de Henrique.
AMIZADE
A jornalista Juliana Celli, que foi secretária de Comunicação de Iberê no Governo do Estado, manteve amizade com o ex-governador mesmo fora do mandato e com a família. Desde os primeiros momentos da morte de Iberê, a jornalista ficou ao lado da família e compartilhou sofrimento com amigos mais próximos e familiares.
CAMPANHA
Apesar da relação de amizade que mantinha com Iberê e este ter sido um dos fundadores do antigo MDB, a campanha de Henrique manteve a programação no dia do sepultamento. De acordo com a agenda oficial, Henrique iria ao sepultamento e depois iria fazer comício em João Câmara e Touros.
PESQUISAS
Estamos a 20 dias da eleição e as pesquisas divulgadas no final de semana ainda mostram a liderança do deputado Henrique Alves para o Governo do Estado. Apesar de continuar na dianteira, a redução da vantagem e a aproximação de Robinson Faria, não devem deixar a coligação em clima de tranqüilidade.
VANTAGEM
Apesar de haver divergência entre os números das pesquisas, é fato que Henrique não ultrapassou os 40% de intenção de votos do eleitorado potiguar. E isso não é bom para quem tem a maior estrutura já montada em uma campanha majoritária no RN. Revela que as lideranças maiores e menores não conseguiram transferir o voto do eleitor para o candidato.
CIDADÃO
O professor de História, João Maria Fraga, vai receber amanhã, o título de cidadão natalense. Fraga é um dos melhores profissionais da área e tem ajudado na formação intelectual de milhares de jovens de todo o RN. Merecido título.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RISCO DE REBAIXAMENTO