COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS

O novo escândalo da gestão do PT no Governo Federal, chamado agora de Mensalão da Petrobras, deverá prejudicar no Rio Grande do Norte não apenas a deputada federal petista Fátima Bezerra, candidata ao Senado, mas também – e principalmente – o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, nome lançado pelo PMDB para o Governo.
PETROBRAS
Afinal, até o momento, apesar de haver histórias de que o nome de Fátima estaria entre um dos beneficiados do esquema, o nome citado e repetido, agora oficialmente na delação premiada, foi o de Henrique. O presidente da Câmara, ressalta-se, já até recebeu de empresa beneficiada no esquema de corrupção.
PROSTITUIÇÃO
É bom que se diga que esse é só mais um dos vários escândalos que Henrique Alves foi citado. Para quem não lembra, até caso de prostituição no Congresso já envolveu o nome do presidente da Câmara Federal: a Operação Miqueias.
ALUIZIO
O que falar então do caso envolvendo o “ex-assessor” dele, Aluizio Dutra, que seria um dos beneficiados das emendas parlamentares enviadas por Henrique em quase 20 anos de trabalho junto ao deputado federal? Pois é. Aluizio seria sócio de empresas de fachada e ganhava as licitações para as obras previstas na emenda viabilizada pelo peemedebista. Pelo menos, foi isso que apontou a Folha de São Paulo em 2013.
POEIRA
Aluizio Dutra foi exonerado do cargo de assessor especial de Henrique após 18 anos no cargo e as denúncias sobre o peemedebista potiguar diminuíram, abrindo caminho para ele chegar à Presidência da Câmara. Baixada a poeira do caso, Aluizio estaria novamente próximo a Henrique, com um alto cargo no PMDB do Rio Grande do Norte.
RESPOSTA
A Justiça Eleitoral negou o direito de resposta a candidata Fátima Bezerra no programa do candidato ao Senado pelo PSL, Roberto Ranconi. A situação é bem semelhante ao pedido de resposta feito por Wilma de Faria, também candidata ao Senado, no programa eleitoral de Géssica Régis, nome lançado para deputada federal pelo PSTU.
REPOSTA II
O curioso desses dois casos é que, tanto Ranconi, quanto Géssica, fizeram, no programa eleitoral deles, perguntas destinadas a Fátima e a Wilma, respectivamente. O primeiro questionou a petista com relação ao Mensalão (O PT é ficha limpa?), e a segunda perguntou porque Wilma nunca fez nada para Carlos Eduardo implantar o passe livre, já que agora ela o defende. As duas perguntas, a pedido deles, ficarão sem resposta.
RESTAURANTE
Chega a este interino a informação de que o candidato a deputado federal pelo PDT, Sávio Hackradt, promoveu uma reunião partidária no restaurante Tabua de Carne, na Via Costeira. Ao lado de aliados políticos, o ex-secretário chefe do Gabinete Civil do Município teria discursado e se apresentado como o candidato do prefeito Carlos Eduardo Alves, também presente ao encontro.
LEGAL?
O detalhe é que restaurante, assim como bar e outros estabelecimentos semelhantes, é bem de uso comum e não poderia, em tese, sediar uma reunião partidária ou um evento eleitoral. Nem mesmo se fosse uma área reservada dentro do restaurante. E aí?

Comentários