HENRIQUE TOMA POSSE AMANHÃ

BRASÍLIA - O Palácio do Planalto confirmou, nesta quarta-feira, o nome de Henrique Eduardo Alves, ex-presidente da Câmara, para o Ministério do Turismo. Segundo nota oficial da Presidência, o convite a Henrique foi feito nesta quarta-feira pela presidente Dilma Rousseff. A posse está marcada para esta quinta-feira, às 15h, no Planalto.

Indicado pelo vice-presidente Michel Temer, Henrique substituirá o ministro Vinícius Lages, apadrinhado do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Dilma agradeceu "a dedicação e lealdade do ministro Vinícius Lages".

Alves foi convidado pela presidente Dilma em dezembro, na formação de seu novo Ministério, mas este ponderou que era melhor esperar a evolução da Operação Lava-Jato. Especulava-se na época que Alves estaria entre os citados. O grupo de Renan resistia à substituição de Lages. Mas o senador nunca se envolveu diretamente. Alves tem o aval do vice Michel Temer, novo articulador político do governo, e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que nunca admitiu isso publicamente.

Antes de comunicar sua decisão ao vice-presidente, Michel Temer, Dilma mandou emissários ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para oferecer três opções no segundo escalão a Vinícius Lages, atual titular da pasta e seu afilhado político: as presidências da Codevasf, da Conab ou da Infraero. As propostas não foram aceitas. Horas antes, Renan deu declarações no Senado contrárias à indicação de Henrique Alves. Afirmou que seria "uma contradição inconcebível" de sua parte defender a nomeação do correligionário, já que tem pregado a redução do número de ministérios e de cargos comissionados.



 O GLOBO

Comentários