A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro já era uma possibilidade considerada pelo governo dos Estados Unidos. De acordo com reportagem publicada pela CNN Brasil nesta segunda-feira (5), o Departamento de Estado dos EUA elaborou um plano de contingência para reagir a possíveis medidas judiciais contra Bolsonaro, incluindo sua prisão domiciliar.
Segundo a reportagem assinada pelo jornalista Lourival Sant’Anna, esse plano previa desde sanções adicionais com base na Lei Magnitsky até medidas diplomáticas como bloqueio de vistos e restrições a autoridades brasileiras. O objetivo, segundo a matéria, seria responder a eventuais ações que pudessem ser interpretadas como abuso de poder ou perseguição política por parte do Judiciário brasileiro.
A prisão domiciliar de Bolsonaro foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, após o ex-presidente descumprir medidas cautelares, como a proibição de usar redes sociais e de se comunicar com outros investigados. Bolsonaro teria participado, ainda que indiretamente, de manifestações públicas por meio de vídeos enviados por seus filhos, o que foi considerado afronta à decisão judicial.
O caso reacende tensões diplomáticas e políticas entre o Brasil e os Estados Unidos, especialmente diante da possibilidade de sanções formais a membros do Judiciário brasileiro.
🔗 Fonte: CNN Brasil
Comentários
Postar um comentário