NATAL: MÉDICO É PRESO ACUSADO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

 Polícia Civil do RN apresenta resultados de operação no combate a crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet

Operação ‘Luz na Infância 9’ faz parte de mobilização internacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em todo o país e na Argentina, Costa Rica,  Equador, Estados Unidos, Panamá e Paraguai

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) apresentou hoje quinta-feira (30) os resultados da Operação Luz na Infância 9, que faz parte de mobilização nacional para combater crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet, articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Pois bem

No RN, policiais da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA) e da 92ª Delegacia de Polícia (DP de Currais Novos) realizaram buscas e apreensões em Natal e Currais Novos.

Na zona leste da capital, um médico de 36 anos foi preso em flagrante pela "suspeita da prática do crime de adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente; ao longo da diligência, dois notebook e um aparelho celular foram apreendidos", diz a PCRN. 

Em Currais Novos, "foram apreendidos produtos eletrônicos supostamente utilizados na prática de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, sendo: três notebooks, três HDs externos, pen drives e aparelhos celulares. Duas pessoas residentes no imóvel foram conduzidas até a delegacia para prestar esclarecimentos; não houve autuação em flagrante delito".

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Brasil e em mais seis países: Argentina, Estados Unidos, Costa Rica, Paraguai, Panamá e Equador. Houve a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI).

Balanço 

Nas oito edições anteriores, realizadas entre 2017 e 2021, a Operação Luz na Infância cumpriu mais de 1,6 mil mandados de busca e apreensão e prendeu cerca de 760 suspeitos de praticarem crimes cibernéticos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes em todo o Brasil e nos países participantes da ação.

Os resultados das operações anteriores foram os seguintes:

Luz na Infância 1 - (20 de outubro de 2017): 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Foram presas 108 pessoas.

2 - (17 de maio de 2018): as Polícias Civis dos Estados cumpriram 579 mandados de busca, com a prisão de 251 pessoas.

3 - (22 de novembro de 2018): operação deflagrada no Brasil e na Argentina cumprirame 110 mandados de busca, com a prisão de 46 pessoas.

4 - (28 de março de 2019): operação deflagrada em 26 estados e no Distrito Federal resultou no cumprimento de 266 mandados e 141 pessoas presas.

5 - (4 de setembro de 2019): operação em 14 estados e do DF, além dos EUA, Paraguai, Chile, Panamá, Equador e El Salvador, resultou no cumprimento de 105 mandados e 51 pessoas presas.

6 - (18 de fevereiro de 2020): policiais civis de 12 estados, além dos EUA, Colômbia, Paraguai e Panamá cumpriram 112 mandados de busca e apreensão.

7 - (6 de novembro de 2020): policiais civis de 12 estados, além dos EUA, Argentina, Paraguai e Panamá cumpriram 136 mandados de busca e apreensão.

8 - (9 de junho de 2021): policiais civis de 18 estados, além dos EUA, Equador, Argentina, Paraguai e Panamá cumpriram 176 mandados de busca e apreensão.

Autor(a): Eliana Lima

Comentários