COPA 2014: ALVARÁ DE CONSTRUÇÃO EXPEDIDO


 

"A única pendência que poderia  prejudicar o andamento da obra da Arena das Dunas, já está superada. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) expediu o alvará liberando a construção da nova praça esportiva natalense, dando sinal verde para que a construtura aumente o ritmo de trabalho no canteiro de obra. Com todas as etapas burocráticas superadas, ao contrário de algumas sedes que hoje se encontram num patamar mais avançado que o da capital potiguar, a meta é cumprir o prazo estabelecido pelo Comitê Organizador Local (LOC) e concluir o projeto em dezembro de 2013 deputados da Subcomissão Temporária Copa 2014, Olimpíada e Paraolimpíada 2016 elogiaram o andamento das obras dos estádiosestádios, que estão, em sua maioria, dentro do prazo. Porém, fizeram ressalvas quanto à capital potiguar e Curitiba, consideradas as que apresentam os maiores  atrasos. Segundo o vice-presidente da comissão, deputado federal Valadares Filho (PSB), a ideia é que daqui para frente a comissão aponte os problemas, cobre e ajude a priorizar as ações. "Brasília é a única cidade-sede que terá seu estádio concluído até 2013", avisou o parlamentar.

Se para os olhos dos deputados existe atraso no projeto do RN, o secretário da Secopa, Demétrio Torres, pensa justamente o contrário. Para ele o processo de construção da Arena das Dunas está se desenvolvendo com um certo adiantamento em relação ao cronograma oficial e o secretário acredita que essa falsa impressão deva começar a mudar nos próximos dias, quando será iniciado o trabalho de demolição do ginásio Machadinho. "Os maquinários necessários ao processo já estão a caminho de Natal. Até o final da semana algumas máquinas devem chegar ao canteiro de obras", afirmou. O engenheiro Charles Maia, responsável pelo consórcio Arena das Dunas, aponta o dia 30 de outubro como o prazo limite para o início da derrubada do Machadinho.

Bosco Afonso, secretário da Semurb, salientou que o fato da OAS, empresa responsável pela construção da Arena das Dunas, ter apresentado todo projeto executivo da obra, facilitou o andamento do processo de liberação do alvará de construção, que durou em torno de 45 dias. "Da nossa parte não existe mais qualquer impedimento legal para construção do novo estádio", ressalta o secretário municipal. "Durante o processo de análise, encontramos quatro ou cinco pendências que foram todas resolvidas sem maiores problemas pela empresa", frisou.

Demétrio Torres, que nos próximos dias deve realizar nova visita de cortesia à sede do Comitê Organizador Local da Copa de 2014, disse que além do projeto executivo outros fatores contribuíram para dar celeridade ao processo. "Na realidade o nosso projeto vai apenas melhorar a praça esportiva que existia naquela área, além de construir um grande estacionamento na avenida Prudente de Morais. A finalidade da área continuará sendo exatamente a mesma", destaca.

A Fifa confirmou ontem que o Comitê Executivo aprovará em reunião marcada para os dias 20 e 21 de outubro, em Zurique na Suíça, o calendário de jogos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. No evento será definida ainda a cidade que receberá o jogo de abertura do Mundial. Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Salvador estão no páreo."

fonte: Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RISCO DE REBAIXAMENTO