LAR SÃO CAMILO DE LELIS

Recebo um e-mail do meu amigo Carioca muito preocupado com a situação do Lar São Camilo de Lélis, o abrigo de idosos daqui de São Tomé, pois, apesar de ser um dos melhores do RN, começa enfrentar problemas com relação ao espaço.

Carioca sugere uma campanha para que seja adquirido um imóvel para solucionar o problema.

Acho que chegou a hora da população de São Tomé contribuir efetivamente como nosso querido Lar São Camilo de Lélis.

Veja acarta na íntegra:

"Olá Hermeson,

Tanto a nossa Constituição Federal de 1988 quanto a Lei 10.741, de 2003 (Estatuto do Idoso) se preocuparam em proteger e amparar o Idoso. Vejamos o que a legislação preconiza:

“É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.”

Entretanto, muito antes disso, ou seja, por volta de 1984 um grupo de abnegados de São Tomé-RN criou o LAR SÃO CAMILO DE LÉLIS, numa demonstração exemplar de que para se defender, amparar e cuidar de pessoas idosas e/ou deficientes não é necessário a existência de lei em sentido formal. É bastante a lei do coração e o regulamento da consciência.

O Abrigo de Velhos de São Tomé (Lar São Camilo de Lélis) é hoje uma referência estadual fazendo jus aos comentários elogiosos de todos aqueles que o visitam.

Recentemente, porém, a Sub coordenadoria de Vigilância Sanitária - SUVISA em visita técnica ao Abrigo constatou que a área da residência tornou-se incompatível com o número de velhinhos ali abrigados. A situação constatada pela SUVISA, que já estava sendo percebida pelos dirigentes, alertou para a urgência de se pensar em uma ampliação das instalações. Para se ampliar, entretanto, se faz necessária a aquisição do imóvel vizinho pertencente aos herdeiros de Sr. Miguel Nunes e que, por sinal, está exposto à venda. A pretensão, porém, esbarra na indisponibilidade de recursos financeira. Assim sendo, a única alternativa seria desenvolver uma campanha objetivando angariar recursos para viabilizar a aquisição. Eu soube por intermédio de Cacilda que uma sugestão, já aceita, é a colocação de URNAS em locais estratégicos (comércio, feira coberta, correios, prefeitura, etc) para que as pessoas possam depositar as suas contribuições.

Sabemos que são POUCOS  os que podem contribuir com muito, por esse motivo o ideal é que MUITOS possam contribuir com pouco, algo em torno de R$ 2,00(dois reais). Nada impede, entretanto, que cada um colabore de acordo com suas posses.

A minha sugestão é que a comissão, criada para administrar os recursos arrecadados, abra uma conta no BB a fim de viabilizar as contribuições daquelas pessoas que estão distantes do nosso município. Não podemos esquecer que temos amigos esparsos por todo o Brasil, e também pelo exterior, que ficarão muito felizes em poder colaborar com uma causa tão nobre.

As redes sociais / virtuais são ferramentas que estão aí a nossa disposição para chegar de forma rápida ao público alvo que for escolhido. Não tenho dúvidas de que cada destinatário se transformará num multiplicador e num curto espaço de tempo os recursos necessários serão arrecadados.

Portanto, é hora de se adicionar qualidade a estes anos a mais que serão vividos. Vamos mostrar que os sentimentos de amor podem superar quaisquer obstáculos.

E o mais importante: aqueles velhinhos e velhinhas que se abrigam no Lar São Camilo de Lélis representam nada mais nada menos que OS PAIS E AS MÃES DE TODOS NÓS e o mínimo que podemos dar-lhes nesse final de jornada é um pouco da nossa gratidão, com respeito e amor.

Espero contar com sua criatividade e colaboração para que a campanha tenha êxito.

Carioca."

Comentários

  1. Olá Dr. Hermeson

    Sou Denise Araujo e estive recentemente em São Tomé para a Ação Formativa do Programa Justiça e Escola, do TJ. Entrei no blog hoje pela primeira vez e gostaria de parabenizá-lo, pois tem um visual muito bacana, além de ter muitos conteúdos.
    A pretensão desta minha mensagem é de pedir-lhe o contato do Lar São Camilo de Lelis ou de dona Cacilda, visto que estive em São Tomé recentemente e peguei com ela o blog da campanha em prol do asilo, bem como o número da conta para fazer o depósito, mas ao chegar aqui em Natal não encontrei, acho que perdi.
    Já havia visitado o abrigo há alguns anos atrás, e quando pretendia tornar-me voluntária, fui removida para Natal.
    Trabalhei no fórum de São Tomé de 2007 a 2008, e quando fui removida, o senhor deu-me uma carona até Natal, e dentre minha bagagem estava dois gatos, lembra-se?

    Agradeço se puder me ajudar, pois desejo contribuir desde já com esta linda causa...

    Se o sr. quiser, pode deixar o nº da conta com Zilma do fórum, que é minha grande amiga, uma verdadeira mãe.

    Denise Araújo Correia
    denisepoetica@bol.com.br
    denisearaujo@tjrn.jus.br
    8853-3850 e 9971-3564

    ResponderExcluir

Postar um comentário