AMÉRICA/RN É CITADO NO ESCÂNDALO DA ARBITRAGEM


O escândalo de arbitragem envolvendo o ex-árbitro Gutemberg de Paula Fonseca, que acusou o presidente da Comissão de Arbitragem Brasileira, Sérgio Corrêa, de pressionar árbitros para que resultados fossem manipulados continua em evidência no noticiário esportivo nacional. Hoje (10), a ESPN Brasil divulgou matéria em que árbitros acusam Gutemberg de manipular um jogo entre Brasiliense e América, na série B de 2009.

Depois de ser excluído dos quadros da Fifa, perdendo a vaga para o árbitro Péricles Bassols, Gutemberg de Paula Fonseca acusou Sérgio Corrêa de obrigar os árbitros a ligarem para o número do presidente da comissão de arbitragem para que fossem orientados sobre como os jogos deveriam ser conduzidos. A CBF negou o fato e garantiu que processará o ex-árbitro que, agora, também é alvo de acusações.

Dois árbitros ouvidos pela ESPN Brasil (que preferiram manter o anonimato) garantiram que Gutemberg de Paula Fonseca já teria manipulado rumos de partidas "em troca de prestígio político, de escalas para jogos maiores e até mesmo pagamento em dinheiro". A reportagem cita como o "caso mais impressionante" uma partida entre Brasiliense e América de Natal, em 2009. 

Quando soube que estava na partida, de acordo com as fontes da ESPN Brasil, Gutemberg de Paula Fonseca teria entrado em contato com o superintendente da CBF no Centro-Oeste para e, em seguida, disse que havia um acerto. "Tem que dar Brasiliense, vamos lá, vamos trabalhar para a gente fazer a nossa vida, pra gente ser melhor escalado", disse Gutemberg, segundo um dos árbitros denunciantes.

No jogo em questão, que ocorreu no estádio Boca do Jacaré, dia 15 de setembro de 2009, as duas equipes ficaram no 0 a 0. Gutemberg de Paula Fonseca teve como assistentes Eduardo de Souza Couto e Marçal Rodrigues Mendes e expulsou o zagueiro Edson Rocha, do América. A expulsão, de acordo com relatos dos árbitros ouvidos pela ESPN Brasil, teria sido premeditada pelo árbitro central da partida.

"Estão vendo, é assim que se faz: em jogada mais duvidosa, a gente pesa mais pro nosso lado. Eu podia dar o amarelo, mas dei o vermelho e não dá pra falarem nada", teria dito Gutemberg.

Na série B de 2009, o Améria brigou contra o rebaixamento até a última rodada, terminando a competição na 16ª colocação, com 46 pontos, enquanto o Brasiliense, com 48 pontos, ficou em 14º. Em 2009, os rebaixados foram Juventude, Fortaleza, Campinense e ABC.

fonte: Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RISCO DE REBAIXAMENTO