O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (5) que o governo brasileiro “mudou radicalmente” e “se tornou de esquerda radical”. A declaração foi feita durante entrevista coletiva na Casa Branca, quando ele voltou a criticar as recentes decisões políticas e jurídicas tomadas no Brasil.
Segundo Trump, ele está “muito chateado com o Brasil”, mas ressaltou que “ama o povo brasileiro” e mantém ótimo relacionamento com a população. O republicano justificou as tarifas de 50% impostas contra produtos brasileiros como resposta ao que classificou de medidas “muito injustas”, citando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, que chamou de “caça às bruxas”.
Trump também comentou sobre a possibilidade de restringir vistos para a delegação brasileira na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. “Estamos conversando sobre isso. Veremos”, afirmou.
As tarifas sobre produtos do Brasil entraram em vigor no último dia 6 de agosto, com exceção de cerca de 700 itens, como suco de laranja e aeronaves civis. Além disso, autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes, foram alvo de sanções por parte do governo norte-americano.
A declaração aumenta a tensão na já delicada relação diplomática entre os dois países, que vive momentos de forte instabilidade.
📌 Fonte: Blog do BG
Comentários
Postar um comentário