PROJETO DE LEI SOBRE ANISTIA DE 8 DE JANEIRO GANHA FORÇA NA CÂMARA E GOVERNO SE PREPARA PARA BATALHA NO SENADO
O projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro ganha força na Câmara dos Deputados, levando o governo a se preparar para uma batalha legislativa no Senado. A articulação política em torno do texto tem avançado significativamente, especialmente após o apoio ao movimento do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Em agenda realizada em Belo Horizonte, o presidente Lula (PT) manifestou preocupação com o tema, que foi amplamente discutido durante sua viagem de Brasília a Minas Gerais. A avaliação do governo é que existem chances expressivas de aprovação do projeto na Câmara.
O governo já reconhece que precisará de uma intensa articulação e trabalhar voto a voto entre os senadores para tentar barrar o avanço do projeto, mesmo com a manifestação contrária do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP). A oposição avalia que, se o texto for aprovado com folga na Câmara, será difícil impedir sua aprovação no Senado.
Cálculos preliminares indicam que o União Brasil, partido de Alcolumbre, pode garantir cerca de 50 votos favoráveis ao projeto na Câmara. A oposição trabalha nos bastidores, realizando conversas informais de gabinete para ampliar o apoio à proposta, ainda sem definição exata do texto final que será apresentado.
A discussão sobre a anistia ganhou protagonismo no cenário político, tornando-se o principal tema em debate, mesmo durante uma semana marcada por outros eventos significativos no cenário político nacional.
📌 Fonte: CNN Brasil
Comentários
Postar um comentário