EX-PRESIDENTE LULA HOMENAGEADO NA FRANÇA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido com festa no Instituto de Estudos Políticos de Paris - o Sciences-po -, na França, para receber mais um título de doutor honoris causa, nesta terça-feira. Tratado como uma estrela desde a entrada da instituição, ele foi cercado por estudantes e, aos gritos, foi saudado. Antes de chegar à sala de homenagem, em um corredor, Lula ouviu, dos franceses, a música de Geraldo Vandré, "Para não dizer que eu não falei das flores".


A sala do instituto onde ocorreu a cerimônia tinha capacidade para 500 pessoas, mas muitos estudantes ficaram do lado de fora. O diretor da universidade, Richard Descoings, abriu a cerimônia explicando que a escolha do ex-presidente tinha sido feita por unanimidade. Esse é o 16º título honoris causa concedido em 140 anos de história da Sciences-po, por onde passou a nata da elite francesa, como os ex-presidentes Jacques Chirac e François Mitterrand. A instituição vem, cada vez mais, investindo em sua relação com países da América do Sul, sobretudo o Brasil. Esse é o sétimo título honoris causa recebido por Lula.

Descoings discursou sobre como o embate de ideias faz uma democracia e elogiou o homenageado ao afirmar que Lula havia combatido as desigualdades e sempre foi uma pessoa com "curiosidade infinita para conhecer o mundo". No discurso, ele ressaltou que o seu sucesso foi "certamente" ajudado pelo antecessor - o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Em seguida, falou o presidente da Fundação Nacional de Ciências Políticas, Jean-Claude Casanova, que entregou o título honoris causa na presença de todos os professores do instituto. Ele fez um discurso lembrando o movimento positivista no Brasil e na França e exaltou Lula, que "deixou uma economia mais próspera". Referindo-se ao défcit da crise que atinge a Europa, ele brincou:

- Você pode nos dar alguns conselhos?

Depois de receber o título, Lula começou a sua fala lendo um discurso em que enumerava todos os feitos do seu governo. Ele citou mais de uma vez a presidente Dilma Rousseff e disse que o "Brasil não elegeu uma mulher qualquer. Elegeu uma mulher que foi presa e torturada pela ditadura". Nesse momento, ele foi interrompido por aplausos e ovacionado.

Porém, foi no discurso de improviso que Lula conquistou a sala e os alunos. O ex-presidente deu conselhos:
disse que, mesmo diante da derrota, como aconteceu com ele muitas vezes até chegar à Presidência, era preciso perseverar.

Além disso, ressaltou que era necessário estudar. Lula contou que foi o primeiro presidente do Brasil queassumiu o cargo sem diploma e que, apesar disso, foi o que mais criou universidades, 14.

- Embora eu tenha sido o único governante do Brasil que não tinha diploma universitário, já sou o presidente que mais fez universidades na história do Brasil, e isso possivelmente porque eu quisesse que parte dos filhos dos brasileiros tivesse a oportunidade que eu não tive.

Como de costume, o ex-presidente disse que seus antecessores governaram para poucos. Segundo ele, para 30% da população: "para as pessoas que compravam carro e consumiam". Lula terminou o discurso fazendo um apelo. Pediu que os alunos continuassem a acreditar na política e a acreditar que pode existir um político honesto e trabalhador. Impelido por Casanova a falar sobre a crise, o petista disse acreditar que o grande problema da Europa é político e não econômico.

- O jovem não pode desistir. A perseverança é 70% do sucesso. Esse político perfeito que estou falando pode ser um de vocês.

Nesta quarta-feira, ele viaja para receber um prêmio na Polônia. Lech Walesa, ex-presidente do país e ex-sindicalista, como Lula, participará da cerimônia. Lula vai receber o prêmio e festejar o aniversário de Lech Walesa, também na quarta."


fonte: o globo

Comentários