COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

Ainda há quem esteja avaliando a pesquisa do Ibope com posições variadas a respeito dos números, a partir de cada ponto de vista.
POSITIVO
Pelo lado positivo e otimista para Henrique, os aliados do PMDBista avaliam como vitória o fato do filho de Aluízio ter sido alvo de sucessivas matérias nacionais envolvendo seu nome no escândalo da Petrobras e, mesmo assim, ter permanecido com o mesmo percentual da outra pesquisa.
NEGATIVO
Pelo aspecto negativo, há de se avaliar que um candidato com a estrutura que Henrique dispõe, contando com apoios dos dois lados nas principais cidades do Estado e com o respaldo das maiores lideranças do RN, jamais poderia ter estagnado sua candidatura na reta final da campanha.
POSITIVO II
Pelo lado positivo para Robinson Faria, aliados comemoram o fato de que sua candidatura é vitoriosa por ter conseguido subir três pontos na pesquisa, apesar de não contar com estrutura e vivenciar dificuldades financeiras até para mobilizar a própria campanha.
NEGATIVO II
No aspecto negativo, há de se verificar o fato de que, qualquer candidato que soubesse utilizar melhor os erros e fragilidades do adversário, teria ultrapassado Henrique durante o período em que o candidato do PMDB foi alvo do escândalo da Petrobras.
CONCLUSÃO
A conclusão que chegamos é que estamos diante de uma campanha atípica, em os dois principais candidatos não conseguem despertar paixão no eleitorado. Robinson também não conseguiu explorar a rejeição de Henrique e o filho de Aluízio não foi capaz de massacrar seu adversário mesmo com todo o poderio.
PAIXÃO
Na verdade, na história recente do RN, apenas quatro candidatos conseguiram fazer o eleitor se apaixonar de verdade e entrar na campanha, apostar e defender seus candidatos ao Governo: Geraldo Melo, José Agripino, Garibaldi Filho. Wilma de Faria e Rosalba Ciarlini ainda atraíram multidões, mas sem a paixão dos demais nomes.
MÁQUINA
Amadorismo puro a utilização do assessor oficial do deputado Fábio Faria na campanha do próprio parlamentar e de seu pai, Robinson Faria. Para coordenar a campanha do PSD no RN, o assessor Hudson Pereira deveria ser se licenciado do cargo comissionado que ocupa em Brasília. É assim que se faz quando quer evitar utilização política de um episódio verdadeiro.
PREJUÍZO
O próprio deputado Fábio Faria poderia ter evitado esse problema para a campanha de seu pai, que termina sendo obrigado a se defender de uso da máquina em sua campanha, provocando prejuízo para as duas candidaturas.
REQUENTADA
A assessoria do deputado Henrique Alves manda informar para toda a imprensa que Cláudia Regina anunciou apoio a candidatura de Henrique. Ora, desde o início da campanha que Cláudia Regina anunciou apoio ao nome de Henrique. A notícia é requentada e se refere apenas a realização de um comício em Mossoró, com a presença da ex-prefeita condenada e ficha suja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEGA-SENA ACUMULOU