RN: NOTA CONJUNTA COM RELAÇÃO A PARALISAÇÃO DO FUTEBOL

 NOTA OFICIAL DOS CLUBES DO RN, FNF, SAFERN E ACERN


Embora estejamos plenamente conscientes de que o novo decreto seja necessário e busca resguardar vidas acima de tudo, entendemos que a suspensão intempestiva do Campeonato Potiguar, mesmo após uma clara sinalização para o andamento da competição dentro da mais absoluta normalidade, se trata de um equívoco que pode levar a consequências trágicas para o futebol do Rio Grande do Norte, como a sua paralisação definitiva por desistência dos clubes. 


O Campeonato Estadual movimenta uma cadeia expressiva de empregos e ocupações, que vai dos jogadores ao cortador de grama dos estádios. Essa cadeia correrá sério risco de desemprego, tendo em vista que vários clubes já anunciaram que desistirão da competição por absoluta dificuldade financeira, em razão da necessidade de prorrogação dos contratos dos atletas, o que gera mais gastos.


Entendemos como inteiramente desnecessária a paralisação de um campeonato que seque rigoroso protocolo aprovado pelo o Comitê Científico, elogiado e seguido até por outros estados, realizando suas atividades em isolamento social, com testagem regular e sem a presença de público. Próximo de zero de aglomeração e risco de contaminação. 


Prova incontestável é que, do início da atual temporada de treinamentos, ainda em novembro de 2020, até a presente data, tivemos pouquíssimos registros leves de contaminação por Covid-19 entre os oito clubes participantes do Campeonato Potiguar, que possui cerca de 600 pessoas envolvidas diretamente entre jogadores e comissões técnicas. 


Os jogos e treinos já ocorrem em absoluto isolamento, onde somente os atletas devidamente testados circulam entre si. Muito menos risco do que uma ida necessária a um supermercado ou farmácia. Somos uma atividade praticada de forma saudável e ao ar livre, com os jogadores testados até duas vezes por semana. Nem mesmo nos hospitais isto ocorre regularmente. Daí a quase inexistência de casos de Covid-19 em meio aos trabalhos diários e jogos. 


O futebol é uma atividade comprovadamente segura, em que lidamos com profissionais de alto rendimento e dois dias consecutivos de paralisação já trazem perdas de rendimentos expressivos. Em 14 dias, o prejuízo será irreparável em curto prazo, tendo em vista que estamos em disputas nacionais e perderemos, consideravelmente, a competitividade com os demais clubes da Copa do Brasil e Copa do Nordeste, cujas competições não serão suspensas em alguns estados. 


Ademais, se houver a suspensão de treinamentos e jogos, perderemos o mando de campo e teremos que levar as partidas para estados vizinhos, o que aumentará nossos custos, além de desperdiçar as vantagens de jogar em casa. Isso reduz as chances de ABC e América passarem de fase e disputarem cerca de R$ 3,4 milhões somente na próxima etapa da Copa do Brasil. Sem contar o prejuízo considerável para a divulgação turística de Natal, já que os jogos América x Cruzeiro/MG e ABC x Botafogo/RJ serão exibidos para todo o Brasil. 


Lembramos que o futebol é uma verdadeira paixão nacional, que leva entretenimento para toda a família potiguar, com transmissão ao vivo dos jogos para milhares de lares. Uma válvula de alívio do estresse e que está sendo retirado dos torcedores que estão confinados em suas casas. 


Assim, diante desse cenário com melhores argumentações e esclarecimentos para a absoluta segurança protocolar do futebol, estamos confiantes de que a Governadora Fátima Bezerra, no alto de sua sensibilidade, irá rever a inapropriada suspensão do nosso Campeonato Potiguar e demais jogos das competições nacionais. Ao mesmo tempo, nos colocamos à inteira disposição das autoridades, confiantes que essa questão por direito de justiça e para evitar o fim antecipado da competição, que traria perdas irreparáveis para o futuro do Futebol do RN, será imediatamente revista.


Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF)

Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte (ACERN)

Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do RN (SAFERN)

América Futebol Clube

ABC Futebol Clube

Associação Sportiva Sociedade Unida (ASSU)

Associação Cultural e Desportiva Potiguar

Centro Esportivo Força e Luz

Globo Futebol Clube

Palmeira Futebol Clube

Santa Cruz Futebol Clube

Comentários