RN: DEPUTADOS DO ESTADO ASSINARAM O PEDIDO DE IMPEACHMENT DE BARROSO

 Mais de 70 deputados e 17 senadores da oposição assinaram o pedido de impeachment contra o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que foi protocolado no Senado nesta quarta-feira (19). Da bancada potiguar, destacam-se os deputados Sargento Gonçalves e General Girão, ambos do PL; e os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PODEMOS). 

Segundo os representantes da oposição, parlamentares do PL, MDB, Novo, União, PSDB, PP, Podemos Republicanos, PSD e Patriota apoiaram o texto. 

O texto, de autoria do senador Jorge Seif (PL-SC) e do deputado Carlos Jordy (PL-RJ), questiona as declarações de cunho político feitas pelo magistrado durante um evento da União Nacional dos Estudantes (UNE) na semana passada, em Brasília. No evento, Barroso afirmou: “Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”.

O pedido sustenta que Barroso cometeu um crime de responsabilidade previsto pela Lei 1079/1950, ao praticar atividade político-partidária. Por isso, os parlamentares entendem que o ministro deve ser impedido de sua função mediante processo a ser aberto pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Após a repercussão, Barroso afirmou que a declaração se referia ao extremismo violento que se manifestou no dia 8 de janeiro, quando as sedes dos Três Poderes foram destruídas. Em nota, ele também disse que não quis ofender os 58 milhões de eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nem criticar o que chamou de uma visão de mundo conservadora e democrática.

Veja quais deputados e senadores assinaram o pedido de impeachment encaminhado à Mesa do Senado:

Portal 96FM 

Comentários