LULA REACENDE RISCO FISCAL

 As indicações de Lula de que a meta de déficit fiscal zero no ano que vem não será perseguida pelo governo fez os ativos nacionais desabarem nesta sexta-feira. Segundo o presidente, mesmo se o Brasil registrar um déficit de 0,5% ou 0,25% do PIB, isso não significaria “nada”, não haveria grande impacto. “O país não precisa disto (déficit zero)”, afirmou Lula.

O mercado financeiro parece não concordar com o petista e aversão ao risco dominou os negócios a partir da divulgação da fala do presidente. Os juros futuros subiram mais de 20 pontos e o dólar voltou a operar acima de R$ 5.

No mercado de ações, o Ibovespa fechou em queda de mais de 1%, sendo que as ações do setor varejista foram as mais afetadas, devido ao aumento das taxas futuras dos juros. As ações do setor financeiro também registraram baixa, influenciando negativamente o índice local. A única exceção foi a Vale, que teve alta após divulgar balanço.

Além das questões internas, a percepção de risco também se deteriorou devido às notícias sobre a expansão das ações de Israel em Gaza. Esses fatores contribuíram para um ambiente desfavorável nos mercados.

Com informações de O Antagonista

Fonte: Portal Grande Ponto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESISTÊNCIA NO BBB