COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE

O pedido de impugnação da candidatura de Wilma de Faria ao Senado, feito pelo Ministério Público Eleitoral, é frágil. Não trata-se de condenação ou vinculação à lei da Ficha Limpa; nem questiona a posse como prefeita durante a viagem de Carlos Eduardo. Aponta a falta de quitação de um parcelamento e condiciona a solução a apresentação da referida quitação.
COTA
A impugnação da chapa proporcional do DEM também é frágil, pois não questiona o ponto principal, que é a ausência de coligação majoritária. A motivação é o não preenchimento das vagas femininas na chapa proporcional. Também condiciona a solução ao fato de preencher a cota para mulheres.
SEM SUSTO
Portanto, as impugnações apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral não provocam sequer susto nos possíveis impugnados, devido a ausência de gravidade dos fatos apresentados. Porém, há outro pedido de impugnação, feito pelo PT contra Wilma de Faria, que cita a inelegibilidade pelo fato da mãe de Lauro ter assumido a Prefeitura de Natal. Esse pode provocar dor de cabeça na candidata do PSB.
FICHA
O prefeito de Lajes, Benes Leocádio, liga para dizer que o fato de ter seu nome na lista dos Fichas Sujas do Tribunal de Contas do Estado, não prejudica o desempenho do mandato. Segundo ele, a inclusão de seu nome ocorreu também na eleição de 2012, por um problema formal, que não causou nenhum tipo de dano ao erário municipal. Benes informa que já pediu reconsideração ao TCE para retirar seu nome da lista.
LIDERADO
O prefeito de Assu, Ivan Jr., ainda não definiu sua posição para a eleição majoritária. Está em dúvida se vota em Henrique ou Robinson. A questão local está pesando para a indefinição. Ele até pensa em apoiar o nome de Henrique, mas se apoiar o candidato do PMDB, será liderado do deputado George Soares, seu adversário político no município.
VAIA
A presidente Dilma Rousseff, mais uma vez, foi vaiada pela torcida que compareceu ao Maracanã. Independente de quem vaiou, se elite branca ou preta, o fato é que não é uma boa sinalização popular para quem lidera as pesquisas pela reeleição.
PRESENÇA
A visita do presidenciável Eduardo Campos ao RN, foi positiva para Wilma; já o candidato terminou sendo alvo de protestos nas redes sociais, em que eleitores diziam que não votariam mais no neto de Miguel Arraes depois de seu anúncio de apoio ao nome de Henrique para o Governo.
AVIÃO
A viagem deputado Henrique Alves ao Rio de Janeiro, no avião da FAB, para assistir a final da Copa das Confederações, ainda rende nas redes sociais. A turma fez até uma comparação entre a derrota do Brasil de 7 a 1 e a farra do avião oficial. O que mais envergonha: a derrota ou a viagem de Henrique com amigos e familiares a custa do contribuinte? Esse foi o questionamento, ilustrado com a foto de Henrique e a mulher, Laurita, no Maracanã.

Comentários