Após 44 dias de greve, os professores da rede estadual decidiram encerrar a paralisação nesta segunda-feira, 31. A decisão foi tomada em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte, realizada na Escola Estadual Edgar Barbosa, em Natal.
Os educadores aceitaram a última proposta do Governo do Estado, apresentada na sexta-feira, 28, que prevê um reajuste salarial de 6,27%. O aumento será aplicado integralmente em abril para os profissionais que ganham menos de R$ 4.687,77 por mês em jornada de 40 horas semanais. Para quem recebe acima desse valor, o reajuste será de 5% em abril e 1,27% em junho.
O governo propôs iniciar em novembro a negociação sobre os valores retroativos referentes ao período de janeiro a junho de 2025. Já os retroativos de 2023 e 2024 aguardam uma decisão do Supremo Tribunal Federal, pois há questionamentos sobre a forma de cálculo. Diante disso, os professores decidiram recorrer à Justiça para tentar antecipar esses pagamentos.
A proposta foi apresentada aos dirigentes do sindicato pelos secretários Pedro Lopes, Socorro Batista e Adriano Gadelha. Com o fim da greve, os professores devem retornar imediatamente às atividades.
Fonte: 98 FM
Comentários
Postar um comentário