As manifestações contra a anistia aos presos pelo 8 de janeiro de 2023, convocadas pela esquerda e que também pedem a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ocorreram neste domingo, 30, na Avenida Paulista, em São Paulo, e em outras capitais do país. No entanto, as imagens das mobilizações, que chegaram a ser transmitidas ao vivo, viraram alvo de piadas nas redes sociais.
A câmera da Revista Oeste registrou a movimentação ao vivo na Avenida Paulista, na altura do Museu de Arte de São Paulo (Masp). No vídeo, foi possível observar uma presença muito pequena de manifestantes, mesmo por volta das 14h, horário anunciado pelo deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP), que esteve no local. A baixa adesão foi visível, e as imagens mostram uma manifestação esvaziada.
Fotos e vídeos que circularam nas redes sociais também evidenciam o baixo comparecimento, o que levou a uma série de críticas por parte da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A baixa adesão não passou despercebida, e muitos usuários das redes sociais aproveitaram para fazer piadas sobre o evento. O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) não poupou ironias: "A esquerda conseguiu fazer uma manifestação tão grande, mas tão grande, que dá pra contar quantas pessoas foram na foto", escreveu em seu Twitter. "Eu contei 44, e vocês?"
A situação gerou repercussão nas plataformas digitais, com internautas fazendo memes e comentários engraçados sobre o esvaziamento das manifestações, evidenciando o contraste entre a convocação e a realidade das ruas.
Fonte: Revista Oeste
Comentários
Postar um comentário