A ministra Isabel Gallotti, relatora do processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou pela cassação do mandato do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e pela sua inelegibilidade.
A decisão faz parte de uma ação que apura abuso de poder político nas eleições de 2022, envolvendo supostas contratações irregulares por meio da Fundação Ceperj e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com objetivo de favorecer a campanha de reeleição do governador e do deputado Rodrigo Bacellar, atual presidente da Assembleia Legislativa do RJ.
Após o voto da relatora, o ministro Antonio Carlos Ferreira pediu vista, o que suspendeu o julgamento e adiou a conclusão do caso. Com isso, o placar está em 1 a 0 pela cassação até o momento.
O pedido de vista pode retardar o desfecho do processo por até 60 dias, podendo o julgamento ser retomado apenas em 2026, em razão do calendário do Judiciário e do recesso de fim de ano.
Se confirmada a cassação, Cláudio Castro perderá o cargo e ficará inelegível, provocando forte impacto político no cenário fluminense.
📄 Fonte: Blog do BG
Comentários
Postar um comentário