MINEIRO RETIRA CANDIDATURA AO GOVERNO DO RN

Por Ciro Marques
Ex-candidato a vice-governador e ex-candidato a prefeito de Natal, o deputado estadual Fernando Mineiro, do PT, não será candidato ao Governo do Estado em 2014. O pronunciamento oficial dele foi feito no início da tarde de hoje (31). Envolvido em especulações numa eventual chapa “puro sangue” petista no próximo ano, Mineiro ressaltou que estava abrindo mão da candidatura para ver a colega de partido, a deputada federal Fátima Bezerra, ser candidata ao Senado Federal na aliança com o PMDB no Rio Grande do Norte.
Fátima Bezerra teria surpreendido a comitiva do RN, composta também por Mineiro, quando informou que já estava negociando com o PMDB a aliança em 2014
Fátima Bezerra teria surpreendido a comitiva do RN, composta também por Mineiro, quando informou que já estava negociando com o PMDB a aliança em 2014
Em nota enviada à imprensa, Mineiro afirmou que a decisão foi tomada no dia 21, quando ele se reuniu com a Executiva Nacional do partido, presidida por Rui Falcão, estando presentes também o líder estadual do PT, Eraldo Paiva; a deputada Fátima; o vereador Hugo Manso e Olavo Ataíde.
“Na reunião, a deputada Fátima Bezerra também informou sobre as conversas desenvolvidas com dirigentes do PSD e do PMDB, em especial a conversa com o deputado Henrique Alves, presidente do PMDB-RN, ocorrida no dia 18 de outubro, onde foi colocada a nossa candidatura a Senado numa possível chapa com o PMDB. De acordo com o informe, o deputado Henrique havia se mostrado favorável a esta reivindicação”, narrou Mineiro.
Segundo o deputado estadual, Rui Falcão fez uma rápida avaliação do cenário nacional com destaque para as conversas travadas com os dirigentes nacionais do PMDB. “Em relação ao nosso estado, fomos informados sobre os andamentos da aliança com o PMDB local, onde este partido indicará o candidato a governo conforme, inclusive, foi noticiado recentemente pela imprensa nacional. As decisões apontam no sentido de se reproduzir no Rio Grande do Norte o mesmo arco de alianças que apoia a presidenta Dilma, cuja reeleição é nossa prioridade absoluta”, acrescentou Mineiro.
Essa afirmação de Mineiro encontra apoio nas recentes polêmicas que apontam que a deputada Fátima Bezerra, surpreendendo os seus colegas de partido, informou a Executiva Nacional que já estava negociando com o PMDB mesmo sem qualquer consulta a cúpula petista no RN. De qualquer forma, Mineiro ressaltou que, diante da “novidade”, preferiu abrir mão da candidatura.
“Foi no contexto da garantia do PT ter a candidatura ao Senado que eu disse que não apresentaria meu nome como candidato a governo do estado. Reafirmei a Rui Falcão o que já havia dito a ele em outra ocasião e que tenho afirmado publicamente: nossa prioridade na chapa majoritária é a candidatura ao Senado. Estando resolvido este assunto retiro o meu nome da disputa para o governo”, contou.
Segundo Mineiro, na última segunda-feira (28), ele comunicou oficialmente à Executiva Estadual do PT que o nome dele não está mais à disposição do PT no RN para uma possível candidatura a governador. “Aliás, como é de conhecimento público, só enfrentaria este desafio com o apoio do partido a nível local e de suas lideranças e, principalmente, caso contasse com o apoio nacional. Até porque já passei por experiência que não quero repetir. Além do mais, a decisão sobre formação da chapa majoritária estadual (governo/vice e senado) está condicionada às decisões nacionais”, acrescentou.
Mineiro terminou a nota agradecendo aos petistas. “Minhas melhores energias estarão direcionadas para cumprir meu modesto papel na disputa mais importante de 2014: a reeleição da presidenta Dilma”, encerrou o petista.


Portal no Ar

Comentários