RAPIDINHAS...

🇧🇷 Na política nacional

– Pivô de crise com procuradores da Lava Jato retira candidatura a conselho do MPF. A subprocuradora-geral Lindôra Araújo, aliada do procurador-geral da República, Augusto Aras, desistiu de concorrer a uma vaga para o Conselho Superior do Ministério Público Federal.
– Mario Frias diz que deve auditar aplicação de recursos da Lei Rouanet. Frias ressaltou que a lei de incentivo à cultura é fundamental para um país que se preocupa com cultura. “Mas a cultura não é limitada ao eixo Rio-São Paulo, a cultura é brasileira e deve chegar a outros Estados”, defendeu.
– Relatório do TCU mostra que 620 mil pessoas receberam auxílio emergencial sem ter direito. Documento obtido com exclusividade pelo programa Fantástico mostra que entre os beneficiários estão empresários, parentes de políticos e até pessoas que já morreram.

⚖ Justiça

– Justiça nega pedido do MPF para colocar servidores da união em home office. A peça foi feita pelo MPF  e MPT. Ambos solicitam obrigar a União, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública em decorrência do novo coronavírus.
– Gilmar Mendes suspende todos os processos trabalhistas sobre índice de correção. Ministro do STF suspendeu ações que tinha ligação com correção de dívidas.

💲 Na economia

– Ações na Justiça pedem antecipação do saque e retirada integral do FGTS. Trabalhadores estão ingressando com ações na justiça para pedir a antecipação do saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Ou, até mesmo, a retirada total do saldo do Fundo por causa das dificuldades financeiras.
– Voos de teste para certificação do Boeing 737 MAX começam na segunda-feira. O teste é um momento crucial na pior crise corporativa da Boeing, já agravada pela pandemia de Covid-19, que reduziu as viagens aéreas e a demanda.

⚽ No esporte

– Com três gols de Cano, Vasco vence Macaé e segue vivo na Taça Rio. Argentino é principal jogador na vitória por 3 a 1, em São Januário, na volta do Cruzmaltino ao Campeonato Carioca.
– Botafogo goleia Cabofriense e mantém chances de ir às semifinais. Ainda sem ritmo, Alvinegro fez valer boa atuação coletiva no retorno do Campeonato Carioca e venceu por 6 a 2, neste domingo, no Nilton Santos.
– Fluminense joga mal e amarga duro revés para o Voltaço na reestreia de Fred. Além de atuação discreta do camisa 9, Tricolor padece com expulsão de Egídio e vê Saulo Mineiro liderar goleada por 3 a 0 do Volta Redonda.

🌐 Internacional

– Casos de grampos ilegais sacodem política na Argentina e no Uruguai. Escândalos de espionagem ilegal envolvendo o governo de Maurício Macri e Luis Lacalle Pou vieram à tona no último mês.

– Coronavírus: pelo menos 11 estados nos EUA adiam reabertura. Flórida, Texas, Arizona, Arkansas, Delaware, Idaho, Louisiana, Maine, Nevada, Novo México e Carolina do Norte suspenderam novas fases de relaxamento.

Gustavo Negreiros

Comentários