CORONAVÍRUS: PICO DA PANDEMIA FOI EM 14 DE MAIO

O dia com mais mortes por covid-19 no Brasil foi 14 de maio, quando 1.162 pessoas morreram por conta da doença. É o que mostra o último boletim epidemiológico de coronavírus (10 MB) do Ministério da Saúde.

O número foi divulgado na 6ª feira (23.out.2020) pela pasta. Os dados foram atualizados até as 12h de 2ª feira (19.out).

Até 6ª feira (23.out), o Ministério da Saúde ainda buscava identificar quando 6.672 pessoas morreram por covid-19. As autoridades determinaram as datas de 149.799 das 156.471 mortes confirmadas pela doença no país.

Os registros de mortes por covid-19 têm duas estatísticas principais:

a) data do registro – esses dados são divulgados diariamente. São as mortes conhecidas, mas sem que se saiba exatamente a data em que ocorreram. As informações diárias sobre registros de óbitos aparecem no Poder360, em outros veículos de comunicação e nos telejornais sempre usando 1 sistema de média móvel dos últimos 7 ou 14 dias para tornar o dado mais inteligível;

b) data real do óbito – essas informações podem chegar com semanas ou meses de atraso –dependem da capacidade operacional de milhares de secretarias municipais e estaduais de saúde. Só que são esses os dados que depois vão contar a história real da pandemia. O Poder360 procura publicar com frequência essas informações para que o leitor possa acompanhar a estatística.

O processo para determinar a data de uma morte por covid-19 é moroso no Brasil. Novas mortes em abril aparecem no último boletim. Por isso, o total de mortes muda conforme as descobertas das datas de ocorrência dos óbitos. Veja a evolução do número de mortes em 14 de maio a cada boletim:

PODER 360

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV