A HISTÓRIA DO POTENGI

 O Potengi Futebol Clube foi fundado no dia 28 de outubro de 1929 na cidade de São Tomé-RN, pelo senhor Rainel Pereira de Araújo, chefe político do município na época. O Potengi FC é o maior clube de futebol da região do Potengi Potiguar em todos os tempos, é o time de maior torcida e o mais amado pelos torcedores sãotomeense.

Suas cores oficiais são o verde, branco e amarelo. O maior ídolo da história do Potengi é o senhor Nuremberg Pereira de Araújo mais conhecido por Dr. Berg, natural de Currais Novos mas que fez toda sua vida na cidade de São Tomé. Fato curioso é que ele nasceu no mesmo ano de fundação do time. O Dr. Berg deve ter dado seus primeiro passos como atleta do clube por volta de 1945. No ano de 1955 recebeu o Potengi das mãos do tio, Rainel Pereira de Araújo, se tornando técnico e presidente, o faz tudo da equipe e foi assim até o ano de 2004, quando passou o bastão para o senhor Babá, que também foi jogador da equipe. Sob o comando do Dr. Berg, se já era famosa e respeitada, a equipe do Potengi se tornou a mais forte da região. Difícil de ser batida jogando fora de sua casa, imagine dentro da cidade de São Tomé.

Em 1962, o auge do Potengi Futebol Clube. A equipe se sagrou campeão interiorana, vencendo a decisão contra Macau de 3 a 1, partida realizada no estádio Juvenal Lamartine na cidade de Natal. Na chegada a São Tomé, feriado municipal de três dias, três dias de festa, muita bebida, música e alegria. O então prefeito da cidade, Dr. José Aribaldo, que também já havia vestido a camisa do Potengi, patrocinou toda a festa para os jogadores, comissão técnica e torcida. Foi, sem dúvida, a maior conquista da cidade no esporte em todos os tempos. Na competição, Dr. Berg comandou o time com o auxílio do paraibano Souza, um desportista que veio morar em São Tomé que entendia muito de futebol e que foi muito importante para essa conquista. Figuras como Veludo, Lindemberg (irmão de Dr. Berg), Dr. Heriberto (depois médico do ABC), Rainel (primo), Titico, Ari de Caboco, Ivo Sapateiro, Raulindo, Severino e Mundoca ficaram para sempre na história da cidade. Após a conquista do Interiorano, o esquadrão sãotomeense comandado por Dr. Berg passou uma década inteira sem perder. Isso jogando em casa e fora de casa. Participando de torneios e jogos nas cidades de Parelhas, Currais Novos, em desafios nas cidades de Macaíba, Santa Cruz, São Gonçalo e até Ceará-Mirim.

Fonte: Portal Grande Ponto

Comentários