RN: PESQUISA PARA SENADOR

 O novo levantamento da pesquisa TCM/TS2 realizado entre de 18 a 21 de agosto perguntou aos entrevistados: se a eleição fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria para o Senado? O ex-ministro Rogério Marinho (PL) aparece na liderança com 21% das intenções de voto.


Em seguida, aparece o candidato Carlos Eduardo Alves (PDT) com 16% das intenções de voto. Em terceiro aparece o deputado federal Rafael Motta (PSB) com 8%.

Três candidatos aparecem com 1% dos votos nesta ordem: veterinária Shirley Medeiros (DC), Pastor Silvestre (PMN), e Dário Barbosa (PSTU).

Outros candidatos foram citados, mas não atingiram 1%, são eles: Marcos do MLB (UP), Freitas Junior (PSOL), Geraldo Pinho (Podemos) e Marcelo Guerreiro (PRTB).


Rejeição

A mesma pesquisa também perguntou sobre a rejeição aos candidatos. Os entrevistados responderam a seguinte questão: em quem você não votaria de jeito nenhum para Senado? Neste cenário, 49% dos eleitores ‘Não souberam/Não responderam’. E ‘não votaria em nenhum’ agora é a opção de 19% dos eleitores.

O primeiro candidato que aparece com maior rejeição é Carlos Eduardo Alves (PDT) com 15%. O candidato Rogério Marinho (PL) aparece com 10%.
‘Votaria em qualquer um’ surgiu nesta pesquisa com 8%. O candidato Rafael Motta (PSB) tem 4% de rejeição. Dário Barbosa (PSTU) aparece com 3%. Freitas Junior (PSOL) tem 2%. Pastor Silvestre, Geraldo Pinho, Marcelo Guerreiro e Marcos do MLB aparecem com 1% cada. Veterinária Shirley Medeiros foi citada mas não atingiu 1%.

Variação entre Pesquisas

Em abril deste ano, a TCM e o Instituto TS2 lançaram a primeira pesquisa da série de levantamentos para esta eleição. Em 4 de abril, Rogério Marinho (PL) aparecia com 19% das intenções, e agora tem 21%. Carlos Eduardo Alves, no primeiro levantamento liderava com 26%, agora aparece com 16%. O candidato Rafael Motta ainda não tinha anunciado a intenção de concorrer por isso não estava neste primeiro levantamento. Mas é importante destacar que não podemos falar em crescimento ou queda nos números, por se tratar de uma pesquisa com outro cenário (candidatos).

Informações sobre a pesquisa

A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 1.600 eleitores em todas as regiões do Estado, entre os dias 18 e 21 de agosto de 2022. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a atual conjuntura, considerando a margem de erro. Os percentuais podem eventualmente não totalizar 100% em decorrência dos arredondamentos.

A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob números BR–02456/2022 e RN-01204/2022.

TCM

Comentários