O ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), estaria cogitando antecipar sua saída da Corte. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (6) pelo Blog do BG, com base em fontes ligadas ao meio jurídico e político.
Barroso, que completa 75 anos apenas em 2033 (idade-limite para permanência no STF), estaria insatisfeito com o ambiente interno do tribunal e pretende deixar o cargo após o fim de sua presidência, em setembro de 2025. A ideia seria migrar para atividades fora do Judiciário, como palestras e, eventualmente, assumir uma embaixada na Europa.
Embora o próprio ministro tenha negado publicamente tais intenções — afirmando que "não existe absolutamente nada disso" —, o Palácio do Planalto já estaria se preparando para uma possível nova indicação à Suprema Corte.
Segundo a publicação, quatro nomes estão sendo avaliados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ocupar a possível vaga:
- Bruno Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU);
- Jorge Messias, atual advogado-geral da União;
- Rodrigo Pacheco, presidente do Senado (PSD-MG);
- Vinicius Carvalho, ministro da Controladoria-Geral da União (CGU).
Caso a saída se concretize, esta será a terceira indicação de Lula ao STF em seu atual mandato — as anteriores foram Cristiano Zanin e Flávio Dino.
Fonte: Blog do BG
Comentários
Postar um comentário