SÃO TOMÉ: EXPECTATIVA POLÍTICA


É grande a expectativa política em São Tomé sobre o nome que o prefeito com maior índice de aprovação popular da região e do estado Babá deve anunciar como o seu futuro sucessor.

Dois possiveis nomes se destacam agora no afunilamento desse início de ano de eleições, um é o do presidente da câmara municipal vereador e parceiro político do prefeito Babá de muito tempo, o vereador Júnior Zumba(PP).

O outro nome é o do líder do Partido dos Trabalhadores no município vice prefeitoMiguel Salustiano, homem de grande prestígio dentro do PT estadual, e que em razão disso, conseguiu vários projetos e ações importantes para o município atravéz do mandato de Fátima Bezerra e do Território da Cidadania, e que junto com o chefe do executivo local, formou uma dupla que de fato, está mudando e dando um novo viés na forma de governar São Tomé numa gestão participativa, inclusiva, solidária e desenvolvimentista. 

Miguel juntamente com o seu grupo político defende que a escolha do candidato de Babá seja efetuada de forma democrática e justa(como vem sendo conduzida a administração municipal)´por meio de pesquisa de intenção de votos.

Segundo informações que circulam na cidade, Babá e o seu grupo político não aceitam este critério, pois certamente, o povo escolheria Miguel, ficando então a opção de Babá indicar Junior Zumba ao cargo de vice.

Segundo uma fonte local, o chefe do executivo está com uma batata quente nas mãos, pois sofrendo pressão do seu grupo, terá de usar a sua popularidade e prestígio entre os eleitores e indicar o candidato usando o critério que o nome do será do seu partido, o PP.

Fica uma pergunta no ar.  Miguel e o PT aceitaria esta forma de indicação e optariam pela indicação de vice e formariam a chapa PP/PT?

Teriam coragem de romper com Babá e formarem uma coalisão de forças com Gutemberg(PMDB) e demais partidos e descontentes ao prefeito?

A mesma fonte me disse que Gutemberg chamará Miguel para conversar e vai disponibilizar o seu nome como vice do petista.

Ou babá terá coragem de enfrentar o seu prório grupo político e optar pela forma democrática e coerente de escolha da chapa na forma de resultado de pesquisa?

Esses próximos dias prometem serem quentes em São Tomé.  Literalmente!

FONTE: BLOG DE JOHAN ADONIS

Comentários

  1. O que eu acho engraçado e incoerente é que quando o Lula e o PT escolheram Dilma não usaram o critério da pesquisa.

    Pesquisa só serve p Sao Tomé?

    E outra coisa, todo mundo sabe que DR. Estrela lidera todas as pesquisas, e ele só abre se for para Junior.

    ResponderExcluir
  2. A última pesquisa que teve no município J. Zumba estava a frente de Miguel, sendo D. estrela 0 1º e sabemos que 90% dos votos do doutor vai para j. Zumba, sem falar em Babá que tem mais de 80% de aceitação. outra: o PT (a cúpola) já sabe que o candidato apoiado por Babá é J. Zumba e Miguel o vice, em reunião.

    ResponderExcluir
  3. Não dá para comparar uma eleição presidencial da dimensão de um país, com uma eleição municipal.

    Onde está essa pesquisa? que ninguém viu...

    ResponderExcluir
  4. Se doutor estrela apoiar junior zunba e trabalhar como ele sabe, fazendo inclusive todos seus sucessores,inclusive Rainel, pior do que j. zumba, talvez a dificil situaç~ao de junior zunba possa melhorar. Vamos torcer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito muito doutor estrela, e sei do prestigio que ele tem, mais duvido muito que ele mesmo com baba consiga eleger junior zumba.

      Excluir
    2. TENHO CERTEZA DA VITÓRIA DE JÚNIOR ZUMBA! PARA OS DESPROVIDOS DE NEORÔNIOS EU DEIXO A SEGUINTE MENSAGEM. CANDIDATO NÃO SAI PEDINDO VOTO SOZINHO DEPENDE DA COLIGAÇÃO, DOS CABOS ELEITORAIS, DE POLÍTICOS INFLUENTES,DA LÁBIA E DESEMPENHO DE TODO GRUPO E DE DINHEIRO NA SEMANA QUE ANTECEDE A CAMPANHA E TÁ RESOLVIDO A SITUAÇÃO, EM SÃO TOMÉ E NA MAIORIA DOS INTERIORES FUNCIONA DESSA FORMA, NÃO É A FORMA CORRETA DE ELEGER POLÍTICOS MAS É A QUE OCORRE E DAR CERTO EM CIDADES DE PEQUENO E MÉDIO PORTE NO BRASIL.

      Excluir
    3. N confie nisso. Lembre que wilma tinha tudo isso e perdeu.

      Excluir
    4. Lamento lhe informar mas a derrota de Wilma era clara desde do início, mas lhe respeito pq vc deve ter sido eleitor de Wilma, e só acreditou na derrota depois que viu.

      Excluir
  5. Dr ESTRELA EO CARA LULA APREDEU COM ELE SÓ PODE!!!AGORA PRA JUNIOR SÓ FALTA BABA AJUNDA A ELE.

    ResponderExcluir
  6. Sabemos que é preferível fazer pesquisa para saber qual é a opinião do povo. E é a partir daí que o grupo o qual apoia o candidato parti para um projeto que incentive o eleitor a votar no mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Falta só combinar com o povo. Porque o povo quer Miguel como prefeito.Deixa Babá´publicar a candidatura de Júnior Zumba para ver o espatifado.

    ResponderExcluir
  8. sabemos que se gutemberg chamar miguel para ser candidato a prefeito e ele vise está perdendo uma grande chance de ser prefeito em são tomé pois só bábá hoje ganharia dele.

    ResponderExcluir
  9. Se for pesquisa Dr Estrela é o novu candidato a prefeito de st ,um candidato sendo apoiadu por baba e o dr pode se ate dedé da roça , mais ganha

    ResponderExcluir
  10. Ainda teremos muiiiitttooo chao pela frente ,e aguas pra rolar,sao apenas os Primeiros capitulos da Novela Mexicana de Sao Tomé

    ResponderExcluir
  11. se o canidato for juno zumba gutembergue vai se juntar com miguel e zélizio e o bicho vai pegar

    ResponderExcluir
  12. Se o prefeito baba teimar em candidatar jr zumba ele vai perde a prefeitura, não sou de ST mais voto ai. E pela experiencia que tenho JR ZUMBA não ganha nunca nem apoiado por ESTRELA q esse deve ser o prefeito de minha querida SÃO TOMÉ.

    ResponderExcluir
  13. Zé elizio né doido pra se queimar não, ele lembra o que Gutemberg fez com ele, ainda tá bem fresquinho na memória, ressaltando que com a candidatura de Jr á prefeito Zé só tem á ganhar, pois os votos da família dele que eram de Jr serão transferidos para o mesmo, tá ligado?

    ResponderExcluir
  14. quem quer miguel como prefeito, é o pt e parte da educação, pesquisa que ele lidera só na net, pois muita gente simples não tem acesso, o povo já tá vegetando o pt comandando só a secretaria de educação, imagine se pegasse á prefeitura, o povo tem juizo, pois ele é um cidadão admirável e muito esforçado, mais o grupo dele, esse tal PT acba com todo o seu mérito, sinto muito Miguel, vc é a excessão desse grupo.

    ResponderExcluir
  15. miguel esse sim é um politico fiel, competente, não como um bucado de babaca que fica pulando de galho em galho por beneficios politicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é bem desenformado da polítia de São Tomé. Com certeza não é da cidade.

      Excluir
    2. Não pula de galho em galho pq se agarrou em um galho para a corja petista sindicalista mamar, veja o resultado da educação em São Tomé, muita conversa e nenhuma ação além de que os cargos da educação eles não deram por competência e sim por política, então qual é a diferença dele para outros candidatos se os petistas sindicalistas ignoravam essas e outras ações do outros políticos e eles fizeram pior.

      Excluir
  16. Segundo o grupo politico liderado por Gutemberg o mesmo e candidato a prefeito em São Tomé e nenhum momento cogitou-se o seu nome a vice do PT e nem um outro pré-candidato,e sim esperamos a vinda de Miguel do PT o Zé Elisio do PMN para composição desta chapa. Se fala em um grupão (beneficiados com altos salarios)os que apoiaram o candidato do prefeito. E bom lembrar quem eleger prefito vice e vereadores e o povão, este sim passando atualmente por situação muito dificil em todas as areas da administração. Falamos agora do pré-candidato a prefeito quem basicamente trinta anos militando na vida pública no mesmo partido sem ser corrompido rejeitando propostas indecorosas tanto financeira como material mostrando ser um homem de carater de personalidade a exemplo de seu pai que foi prefeito de São Tomé que sempre e lembrando por seus feitos administrativos e de honestidade. Acreditmaos por tanto que agora é a hora de darmos uma oportunidade a Gutemberg para ser o nosso prefeito.Confidencialmente ele me relator q esta seria sua última tentativa para ajudar o seu povo e a seu municipio. Não vamos perder essa oportunidade para derrotar esta oligarquia q dominia São Tomé para um Grupo pequeno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos sim; nunca votei nele mas agora sim , acho que essa é a vez.

      Excluir
  17. Miguel sim e uma pessoa decente e merece ser uma nova liderança politica nesta cidade, Gutemberg tem que cuidar em justificar ao povo de São Tomé o que ele faliu C.S.U. COOPERATIVA ,Bem como desuniâo familiar hahahahahahaha

    ResponderExcluir
  18. Querem fezer pesquisa pois fassam so que o candidato a prefeito vai ser ESTRELA com MIGUEL de vice agora pergunte ao povo pra ve se eles dizem algo contra! As ESTRELAS são eternas!

    ResponderExcluir
  19. ADIMIRO A PESSOA DE JR.ZUMBA SOU AMIGO DELE MAS INFELIZMENTE COMO CANDIDATO A PREFEITO 2012 ELE NÃO TEM CHANCE NENHUMA ANDEI EM ALGUMAS COMUNIDADES E QUANDO QUESTIONEI O NOME DELE ME DESCEPCIONEI A POPULAÇÃO DA ZONA RURAL SÓ FALAM EM GUTEMBERG E MIGUEL BABA PRECISA FAZER UMA PESQUISA URGENTE POIS A GONVERNADORA ESTAR PRESTE A VIR A SÃO TOMÉ E VAI SURPRIENDER MUITA GENTE EM PRAÇA PULBLICA AGUARDEM !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. antes dela supreender o povo ela vai ser vaidada isso sim.

      Excluir
    2. Se ela vier pra São Tomé certamente levará uma vaia daquelas.

      Excluir
  20. EU COMO CIDADÃO SÃOTOMEENSE ADMIRO MUITO O TRABALHO DO NOSSO PREFEITO BABA A ADMINISTRAÇÃO DELE VAI FICAR NA HISTORIA DE NOSSA CIDADE E POR ELE SER ESSE GRANDE HOMEM ELE TEM QUE PENSAR BEM QUEM ELE VAI APOIAR PARA SER O FUTURO PREFEITO DE NOSSA CIDADE, E HOJE PARA MIM E PARA A POPULAÇÃO DO NOSSO MUNICIPIO EU ACHO QUE ELE DEVERIA CONVIDAR O SR.GUTEMBERGUE PARA SOMAR COM ELE POIS UM PREFEITO SEM APOIO DO GONVERNO É MUITO DIFICIUL CONSEGUIR VERBAS PARA ADIMINISTRAR UM MUNICIPIO E HOJE QUEM MAIS TEM ACESSO A GONVERNADORA CHAMA-SE GUTEMBERGUE E MERECE SER VALORIZADO, POIS É TRISTE PARA UM PREFEITO INVESTIR TANTO EM UM CANDIDATO E SER DERROTADO NO FINAL PENSE NISSO MEU AMIGO BABA !! NUNCA VOTEI EM GUTEMBERGUE MAS SE ELE FOR CANDIDATO NÃO IMPORTA DE QUE LADO ELE ESTEJA ESTOU COM ELE E NÃO ABRO.

    ResponderExcluir
  21. A matéria publicada no Blog do nosso amigo Johan Adonis e reproduzida pelo também amigo Dr. Hermeson Pípolo, chamou a atenção dos internautas que acessam cotidianamente os blogs dos mesmos. Na minha modéstia concepção, julgo pertinente fazer alguns comentários, análises e também alguns reparos relevantes relativamente a matéria, até mesmo para trazer à luz da verdade nas declarações prestadas ao blogueiro por um informante anônimo ou seja; fonte invisível. É fato que o prefeito Babá, goza do maior índice de aprovação administrativa e de popularidade da região Potengi e do Estado, tendo em vista seu desempenho frente a prefeitura municipal de São Tomé/RN. Com relação ao nome do vereador e atual presidente da Câmara Municipal "Júnior Zumba" cabe ressaltar toda sua trajetória de luta política, com 04 (quatro) mandatos como vereador, 05 (cinco) vezes presidente daquela casa (Câmara Municipal), nenhuma condenação administrativa ao longo tempo, acrescentando-se a tudo isso o prestígio, o respeito e a conduta política exemplar, ilibada, de coerência e de fidelidade do seu querido pai e nosso amigo "Zuca Zumba", sempre respeitando os princípios morais do bom combate político. Ensinamentos esses que foram herdados pelo vereador "Júnior Zumba", quando desde 2002 aliando-se ao amigo e companheiro Babá e outros nomes, até hoje reconhecidamente comprova-se o grau de fidelidade recíproca na vida pessoal (amizade) e política (campanhas) para melhor administrarem os rumos da nossa gente e da nossa terra; fatos que o credencia como homem público e possível indicado de quase a totalidade do grupo político de sustentação ao governo como nome certo para suceder Babá. Também não me cabe aqui, impanar as qualidades inegáveis do seu pretenso oponente a corrida sucessória municipal pela indicação do seu nome a prefeito o companheiro Miguel Salustiano. Convênios e outras ações mencionados na matéria, também caberia de nossa parte um detalhamento de como os mesmos aqui chegaram, por economia redacional deixaremos para tratar numa outra ocasião se necessário. Como o próprio informe diz, aconteceu uma mudança na postura de bem governar: gestão participativa, inclusiva, solidária e desenvolvimentista. Mais adiante, a reportagem fala que o prefeito Babá está com uma batata quente nas mãos; o que verdadeiramente NÃO corresponde a verdade. Ora, senhoras e senhores, o Sr. prefeito Babá; revestido e robustecido pelo cabedal de índices de aprovação e popularidade, iria agora se desfazer de suas virtudes e qualidades agora acima expostas para de uma tacada só; jogar por terra toda sua história de batalha, fidelidade e coerência político-partidária? Iria o Sr. prefeito, trair o seu partido (PP) que exige que seu sucessor saia dos seus quadros? Iria o Sr. prefeito, trair seus correligionários político-partidários? Caberia-me outras indagações, no entanto; as postergarei. Ainda sobre o assunto publicado, é importante dizer que nos moldes de escolha pretendido por alguns, apenas, e tão somente apenas caberia; em dois casos: se no próprio partido PP, que é o partido do prefeito, tivessem dois ou mais nomes pleiteando sua indicação, o que não é o caso. E a outra hipótese, seria se no partido PP, saliento; partido do atual prefeito, não houvesse nenhum e/ou nem 01 (um) nome com chances reais para pleitear sua indicação como pré-candidato a sucessor do prefeito Babá. E por último, sabemos que determinadas pessoas agindo de má fé, plantam boatos, informações, notícias e/ou coisas que o vailham no sentido de tumultuar um processo que tem seu curso natural de convergência nas próximas horas. Como prova de quem quer ver o processo tomar rumos incontornáveis na base aliada, está aí o desmentido do partido PMDB referente a uma composição que nem nos cabe avaliar. Cumprimento os Blogueiros pela matéria, por ter citado para os que gostam da verdadeira política uma oportunidade de externar seus pensamentos e pontos de vista. (Anônimo Político Babá Júnior Futebol Clube). Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse comentário não nega ser da nossa amiga de hoje e sempre TERESA CRISTINA.Parabéns pelas colocações. vc era pra ser a nossa prefeita. Apesar de n concordar com sua opinião a Júnior zumba.

      Nelson silva

      Excluir
    2. (Anônimo Político Babá Júnior Futebol Clube)Essa foi boa! rsrsrsrs quanto a Teresa prefeita essa é péssima. Tem muita demagogia e pouca ação, para constatar isso basta relacionar seus discursos em palanque e compará-los a realidade do trabalho demonstrado por ela no dia a dia.

      Excluir
  22. N moro aqui, mais voto. Em varias campanhas votei em Jr zumba para vereador. E fiquei surpresa quando encontrei magnos em Natal e ele me falou q Baba apoiaria Jr zumba para prefeito.achei isso um absurdo!!! Nada contra junior zumba Hermeson, mais acho q vcs estão sendo precipitados demais. Baba se eu fosse vc. Colocaria miguel Pra prefeito e vice junior zumba. Vc nem gastar precisaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante não merece comentários APROVADO!!!

      Excluir

Postar um comentário